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Os açúcares são fontes importantes de nutrientes e não devem ser totalmente retirados das dietas. O consumo diário de açúcar deve corresponder a, no máximo, 5% do valor calórico total da dieta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ele possui relação positiva com o aparecimento de cáries, elevação de triglicerídeos, diabetes tipo 2, sobrepeso, obesidade e  a síndrome metabólica.
O açúcar é produzido a partir da extração do caldo da cana de açúcar  de forma industrial. As etapas são: moer, filtrar e ferver o caldo, centrifugar o melado transformando-o em açúcar mascavo. A adição de compostos químicos vai definir qual o tipo será produzido:


- Mascavo: açúcar bruto da cana de açúcar que não passou por nenhum tipo de refinamento, conservando vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, ferro, magnésio, cobre, potássio, fósforo. Possui a cor mais escura e sabor forte.
- Demerara: levemente refinado, apresentando a cor branca. Entretanto não possui adição de produtos químicos, preservando os minerais. 
- Refinado: o processo de refinamento conta com a inclusão de aditivos químicos, como o enxofre, tornando o produto branco e de sabor mais agradável ao paladar. O processo de refinamento retira as vitaminas e os minerais.  
- Cristal: passa por etapas de refinamento que retiram 90% dos minerais, possui cristais grandes e transparentes, mais difíceis de dissolver em líquidos. Muito utilizado em receitas culinárias por ser econômico e render bastante.
- Melado: forma líquida extraído diretamente da cana, ele tem forte poder de adoçar. Rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre e zinco. Pode ser levado ao fogo sem perder suas propriedades benéficas à saúde.
-Mel natural: contém pólen da abelha, propriedades antioxidantes e antibióticas, vitaminas e minerais. Não deve ser aquecido para não perder suas propriedades.  
- Calda de agave é extraída de um cacto. Ela parece muito com mel de abelha, mas tem diferenças significativas. Enquanto que o mel é 50% glicose, 50% frutose, a calda de agave tem mais de 80% só de frutose. E outro fator importante é que a ela tem uma carga glicêmica bem menor do que a do mel e a do açúcar. Isso significa que entra bem lentamente no sangue e não se transforma tão rápido em gordura.
- Açúcar light  parece com o açúcar refinado, tem menos caloria do que o ‘primo’ porque é uma mistura de açúcar refinado e adoçantes. E este é o problema. Os adoçantes, na maioria deles, são substâncias químicas, e que enganam nosso organismo.

- Açúcar de coco: produzido a partir do líquido das flores da palma de coco. Livre do uso de agrotóxicos e aditivos químicos, ele é 100% natural (não é processado), possui baixo índice glicêmico, é fonte de diversas vitaminas e minerais. Altera um pouco o sabor dos alimentos. Atualmente, é considerado um tipo de açúcar mais saudável.

É preciso treinar o nosso paladar com o objetivo de reduzir ao máximo a utilização de açúcar em bebidas e preparações culinárias. Devemos utilizar qualquer tipo de açúcares/adoçantes, mesmo os mais saudáveis em pequena quantidade e com baixa frequência, a fim diminuir a quantidade de insulina na corrente sanguínea, evitando a hiperglicemia e o armazenamento do excesso na forma de gordura.

Porém, se usar, consumir com moderação, com bom senso, dar preferência para um açúcar orgânico, que não tenha substâncias aditivas e que tenha todos os nutrientes, como a calda de agave, de baixo índice glicêmico, o mascavo , o demerara, ou ainda o açúcar de coco.

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