• Prev
Três Rios/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Lírio dos Vales ...
Vassouras/RJ - A Igreja Evangélica Shekinah, comemorou, nos dias 7 à 9 ...
Três Rios/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Plenitude, realizou no dia 30 de Junho de 2018, o ...
Três Rios/RJ - A Igreja Missão Nova Vida, realizou no dia 23 de Junho ...
Rede Vipgospel - todas logos

O cristianismo no Brasil, nas últimas décadas, tem sofrido uma grande mutação devido a absorção de costumes judaicos por algumas igrejas, principalmente por parte das classificadas como neopentecostais. A admiração por Israel sempre fez parte de nossa vida, porém, tal admiração deu lugar a rituais que não são compatíveis com o ideal cristão.

Não precisamos nos esforçar muito para encontrarmos elementos judaizantes em algumas igrejas “cristãs”, como o toque do “shofar”, guarda do sábado, proibição de ingestão de carne suína; algumas igrejas só iniciam seus cultos depois da entrada cerimonial de uma réplica da “arca da aliança”, em outras os líderes só prosseguem na direção do culto se estiverem sobre sua cabeça o “kipá”, ou sobre os seus ombros o “talit”. Além, de bandeiras de Israel, desenhos da estrela de Davi, “menoráh” acesso no altar, etc.

Muitos líderes agem de tal forma por simples desconhecimento da tipologia bíblica, dos costumes e da cultura judaicas, outros, dotam esses símbolos de um “poder” inexistente nas Escrituras para alimentar o misticismo do povo, e assim, mantê-los em suas denominações. Porém, a bíblia é clara ao falar sobre o lugar dos rituais e símbolos judaicos e como eles se cumprem em Cristo.

O escritor aos Hebreus, no capítulo 8, versículo 5, tratando a respeito dos que se prendiam às práticas judaicas, declarou:

“Esses servem num santuário que é representação e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: “Observai tudo com cautela, para que façais todas as coisas de acordo com o modelo que vos foi revelado no monte”. (Grifo meu)

O apóstolo Paulo escrevendo aos Colossensses (2.16,17) diz:

“Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Esses rituais são apenas sombra do que haveria de vir; a realidade, todavia, encontra-se em Cristo.” (Grifo meu)

Em várias de suas cartas Paulo vem alertando ao povo sobre os perigos das práticas judaizantes no cristianismo. Na sua Epístola aos Gálatas, Paulo nos informa que até mesmo o Apóstolo Pedro se deixou dissimular temendo um grupo de judeus convertidos quando este comia com os gentios, também convertidos. O Apóstolo repreendeu a Pedro, na cara, afirmando que o homem não é justificado por obra da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo Jesus (Gl 2:11-14).

Depois do ano 70, quando o general romano Tito destruiu o templo e dispersou os judeus, inclusive os judeus cristãos, a igreja (os convertidos a Cristo) deixou de lado os

costumes judaicos, não pregavam em sinagogas e não se influenciavam mais pelo judaísmo. Hoje, na era da informação, parece que algumas igrejas deixaram de lado os conselhos dos apóstolos e voltaram a se “embriagar” com os símbolos e liturgias judaizantes, baseando seus cultos nas figuras que apontavam para Jesus, e assim, desprezando a real revelação – Cristo. A diferença nos nossos dias é que a pressão não é de fora para dentro, isto é, não vem dos judeus convertidos, mas é de dentro para fora. Os líderes denominados cristãos estão resgatando práticas judaicas e as implantando no meio do povo.

Se todo o Antigo Testamento, em seus tipos, figuras e símbolos, apontavam para Cristo, tendo seu cumprimento total nele, fica evidente que após sua encarnação, ministério, morte e ressurreição não existe mais lugar para as práticas judaizantes. Se continuamos nos costumes e ritos que se cumpriram em Jesus, somos incrédulos práticos da obra redentora de Deus em Cristo. Estamos, desta forma, desprezando a luz da revelação, e voltando a viver nas “sombras do que havia de vir”.

Visitas no Site

0011720955
HojeHoje171
OntemOntem147
Esta SemanaEsta Semana318
Este MêsEste Mês8259
Todos os diasTodos os dias11720955

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 66 visitantes e Nenhum membro online