• Prev
Itaipava/RJ - Aconteceu, nos dias 17 e 18 de Dezembro de 2018, no Centro de ...
Paracambi/RJ - Com a finalidade de capacitar Líderes para o trabalho no Reino de Deus, ...
Três Rios/RJ - A Igreja Assembleia de Deus de Cantagalo, realizou, nos dias 07 ...
Paraíba do Sul | Três Rios/RJ: No último domingo, 09 de dezembro de 2018, ...
Rede Vipgospel - todas logos

Resultado de imagem para sombra mãe e filho

Esse estudo bíblico sobre Ana mãe de Samuel, pretende lhe mostrar como enfrentar o impossível e obter vitória mesmo diante das impossibilidades, assim como Ana fez. O exemplo dela é fantástico! A sua impossibilidade para gerar filhos não foi suficiente para fazê-la desistir de acreditar no Senhor Deus.

“HOUVE UM HOMEM DE RAMATAIM-ZOFIM, DA MONTANHA DE EFRAIM, CUJO NOME ERA ELCANA. E ESTE TINHA DUAS MULHERES: O NOME DE UMA ERA ANA, E O DA OUTRA PENINA. E PENINA TINHA FILHOS, PORÉM ANA NÃO OS TINHA.” (I SAMUEL 1.1,2)

A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida.Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava. A outra era Penina a que gerava filhos.

No costume da época era permitido ao marido ter uma segunda esposa caso a primeira fosse estéril. O objetivo era para garantir a descendência dele.

Era costume de Elcana, todos os anos com toda sua família, sair de Ramataim-Zofim afim de oferecer sacrifícios ao Senhor, para a capital nacional da adoração Siló.

“E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.” (1 Samuel 1:4,5)

Elcana procurava agradar a Ana de todas as maneiras, por dois motivos por que a amava e porque percebia o semblante triste dela, como se lhe faltasse alguma coisa.

“Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (1 Samuel 1:8)

Elcana não entendia a dor de Ana. Ele acreditava que o bom tratamento, as regalias e presentes eram suficientes para satisfazê-la.

A insensibilidade espiritual dele não lhe permitia perceber o que realmente importava. Para ajudá-la, ele deveria se ajoelhar ao lado dela e orar junto pedindo um filho.

Por outro lado, Ana não se conformava. Ela queria ver o bom plano de Deus para sua vida, sendo cumpridos. Ana não procurava paliativos para sua dor.

O Clamor De Ana Mãe De Samuel
ELA, POIS, COM AMARGURA DE ALMA, OROU AO SENHOR, E CHOROU ABUNDANTEMENTE. (1 SAMUEL 1:10)

Ana não desistiu de buscar ao Senhor mesmo diante de algo impossível. Não podemos deixar de enxergar que a situação a fazia sofrer, visto que “com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente”. No entanto, ela não se permitia ser sufocada pela aflição.

É importante percebermos na vida que situações extremas exigem atitudes extremas. Então, Ana fez um voto!

“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (1 Samuel 1:11)

Perceba que há um objetivo bastante específico: “ se à tua serva deres um filho homem”. Ela sabia exatamente o que queria do seu Deus. E deixou bastante claro para Ele que a resposta a esse pedido era para a glória do Seu Nome. Era algo consagrado a ele, visto que “ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.

“E SUCEDEU QUE, PERSEVERANDO ELA EM ORAR PERANTE O SENHOR, ELI OBSERVOU A SUA BOCA.” (V.V – 12)

A sua oração vai exigir tudo de você!
Energia, perseverança, vontade. Ana perseverou em orar perante o Senhor pelo tempo que foi preciso. O sacerdote Eli a observava enquanto fazia isso. Você está sendo observado enquanto busca o seu milagre.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.” (Hebreus 12:1)



As pessoas querem saber se sua devoção, fé e piedade realmente funcionam. Por muitas vezes você terá de lidar com a incompreensão.

“PORQUANTO ANA NO SEU CORAÇÃO FALAVA; SÓ SE MOVIAM OS SEUS LÁBIOS, PORÉM NÃO SE OUVIA A SUA VOZ; PELO QUE ELI A TEVE POR EMBRIAGADA. E DISSE-LHE ELI: ATÉ QUANDO ESTARÁS TU EMBRIAGADA? APARTA DE TI O TEU VINHO.” (1 SAMUEL 1:13-14)

Muitos servos de Deus não compreenderão a sua dor. Muitas pessoas farão a leitura errada do seu problema.
Os amigos de Jó acharam que ele havia pecado;
Os discípulos queriam saber quem havia pecado para que o cego de nascença fosse cego;
Os irmãos de Davi achavam que ele era presunçoso.
Isso deve aumentar a sua carga de oração e comunhão com Deus. Isso te coloca em uma posição que somente o Senhor entende.

“PORÉM ANA RESPONDEU: NÃO, SENHOR MEU, EU SOU UMA MULHER ATRIBULADA DE ESPÍRITO; NEM VINHO NEM BEBIDA FORTE TENHO BEBIDO; PORÉM TENHO DERRAMADO A MINHA ALMA PERANTE O SENHOR. NÃO TENHAS, POIS, A TUA SERVA POR FILHA DE BELIAL; PORQUE DA MULTIDÃO DOS MEUS CUIDADOS E DO MEU DESGOSTO TENHO FALADO ATÉ AGORA.” (1 SAMUEL 1:15,16)

Ana tem uma clara visão do seu problema. Ana conhece a si mesma. Você precisa ter um conhecimento claro daquilo que te incomoda para apresentar ao Senhor, e para poder se defender.

Ela é uma mulher profundamente consagrada ao Senhor. Ao ouvir a suspeita do sacerdote Eli, ela não xinga, não fica irritada, nem zomba do homem de Deus. Simplesmente responde de forma humilde e respeitosa.

Ana possui uma vida de oração ativa e isso aguça os seus sentidos espirituais.
“Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. (Efésios 6:12,13)

Ana confia, ama e se relaciona com Deus, daí a facilidade de falar sobre todos as suas preocupações a Ele.



“Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. (1 Samuel 1:17,18)

Nunca rejeite a bênção do homem de Deus! Eli era um sacerdote do Senhor, muito embora fosse reprovado por causa da conduta de seus filhos. Ele representava Deus e as palavras que saíssem de sua boca teriam poder de abençoar e amaldiçoar.

“Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. (Provérbios 18:20,21)

Ao ouvir as justificativas de Ana sobre sua oração Eli disse a Ana: “: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.”

Ao ouvir as palavras de bênção que saíram da boca de Eli a atitude de Ana mudou. Ela foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. Isso aconteceu porque ela creu nas palavras do servo de Deus. “A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma.” (Provérbios 10:22)

Nunca despreze as palavras de bênção que saem da boca do seu mentor espiritual.

Ana Transforma Sua Fé Em Atitude
“E LEVANTARAM-SE DE MADRUGADA, E ADORARAM PERANTE O SENHOR, E VOLTARAM, E CHEGARAM À SUA CASA, EM RAMÁ, E ELCANA CONHECEU A ANA SUA MULHER, E O SENHOR SE LEMBROU DELA. E SUCEDEU QUE, PASSADO ALGUM TEMPO, ANA CONCEBEU, E DEU À LUZ UM FILHO, AO QUAL CHAMOU SAMUEL; PORQUE, DIZIA ELA, O TENHO PEDIDO AO SENHOR. (1 SAMUEL 1:19,20)

Ana creu! A partir de agora suas atitudes são baseadas na sua fé. Eles levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor. Sobre isso o apóstolo Paulo deu o seguinte conselho: “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.” (Colossenses 4:2)

A mãe de Samuel obedeceu exatamente a esse processo. Ela orou, esteve alerta e após receber as palavras de bênção ela agradeceu. Ela e Elcana acordaram de madrugada para oferecer um culto de gratidão a Deus, após isso viajaram.

A Importância da Gratidão
APÓS ISSO “ELCANA CONHECEU A ANA SUA MULHER, E O SENHOR SE LEMBROU DELA. E SUCEDEU QUE, PASSADO ALGUM TEMPO, ANA CONCEBEU, E DEU À LUZ UM FILHO, AO QUAL CHAMOU SAMUEL; PORQUE, DIZIA ELA, O TENHO PEDIDO AO SENHOR. (1 SAMUEL 1:19,20)

O Senhor concedeu o desejo de Ana. Alegrou o coração da sua serva. Após isso, em mais uma atitude de gratidão ela põe o nome do menino Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. “Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!” (Salmos 144:15)

Aprenda a demonstrar gratidão;
Deus ama a gratidão;
A gratidão antecede o milagre, muitas vezes.
O desejo de Deus é alegrar o seu coração!

O Cumprimento do Voto
“E, HAVENDO-O DESMAMADO, TOMOU-O CONSIGO, COM TRÊS BEZERROS, E UM EFA DE FARINHA, E UM ODRE DE VINHO, E LEVOU-O À CASA DO SENHOR, EM SILÓ, E ERA O MENINO AINDA MUITO CRIANÇA.” (I SAMUEL 1.24)

Um ano após o nascimento de Samuel, quando o menino já tinha desmamado e podia viajar, Ana leva ao Templo uma oferta de gratidão ao Senhor. Sua liberalidade não estava condicionada a sua necessidade. Ela é liberal antes e depois do milagre.

Cultive a semente da liberalidade em sua vida e você terá acesso a grandes colheitas de bênçãos preparadas pelo Senhor.



“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.” (2 Coríntios 9:6)

A sua colheita é proporcional a sua semeadura.
“E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.” (1 Samuel 1:26,27)

Ana volta para agradecer e conta ao Homem de Deus quem ela é e como ocorreu o milagre.

O seu testemunho deve ser contado;
Compartilhe os pedidos de oração e os milagres;
Conte ao servo de Deus que ministra sobre sua vida sobre o milagre. Isso fortalecerá seu coração.
Ana Entrega Samuel a Deus
“POR ISSO TAMBÉM AO SENHOR EU O ENTREGUEI, POR TODOS OS DIAS QUE VIVER, POIS AO SENHOR FOI PEDIDO. E ADOROU ALI AO SENHOR.” (I SAMUEL 1.28)

Ana não se demorou a cumprir sua promessa. Assim como disse fez. Após contar seu testemunho ela entrega Samuel ao sacerdote e adora ao Senhor. Ela não caiu na tentação de fazer o voto e descumpri-lo:

“Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.” (Deuteronômio 23:21)

Não faça aliança com Deus se não estiver disposto a cumprir sua parte no acordo. Deus é fiel. A parte dele sempre é garantida, e a sua?

A Oração De Ana
“ENTÃO OROU ANA, E DISSE: O MEU CORAÇÃO EXULTA AO SENHOR, O MEU PODER ESTÁ EXALTADO NO SENHOR; A MINHA BOCA SE DILATOU SOBRE OS MEUS INIMIGOS, PORQUANTO ME ALEGRO NA TUA SALVAÇÃO.” (I SAMUEL 2.1)

Ana se alegra em Deus! O fato de ter sua oração respondida mostra a ela que sua fé não é vazia, sem propósito, inútil. Há um grande Deus no céu que a ouve.

Ela é poderosa em Deus. Após humilhações, desprezo e vergonha, pode cantar e adorar. Ela proclama em alto e bom som o que o Senhor fez. “A minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação”.

Ana declara palavras de vitória sobre seus inimigos:

“Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. (1 Samuel 2:2-4)

Sua confiança em Deus é levada para outro nível. Ela confia completamente no julgamento do Senhor. Sabe que não há força humana que resista ao poder de Deus.
“OS FARTOS SE ALUGARAM POR PÃO, E CESSARAM OS FAMINTOS; ATÉ A ESTÉRIL DEU À LUZ SETE FILHOS, E A QUE TINHA MUITOS FILHOS ENFRAQUECEU. O SENHOR É O QUE TIRA A VIDA E A DÁ; FAZ DESCER À SEPULTURA E FAZ TORNAR A SUBIR DELA. O SENHOR EMPOBRECE E ENRIQUECE; ABAIXA E TAMBÉM EXALTA. LEVANTA O POBRE DO PÓ, E DESDE O MONTURO EXALTA O NECESSITADO, PARA O FAZER ASSENTAR ENTRE OS PRÍNCIPES, PARA O FAZER HERDAR O TRONO DE GLÓRIA; PORQUE DO SENHOR SÃO OS ALICERCES DA TERRA, E ASSENTOU SOBRE ELES O MUNDO. (1 SAMUEL 2:5-8)

Agora a mãe de Samuel, contempla a situação por um ângulo totalmente diferente. Quem estava por cima, zombando do sofrimento dos filhos de Deus, agora está enfraquecido.

Ela reconhece a soberania do Senhor em tudo. Reconhece que não há causa perdida para ele. A visão espiritual de Ana é alargada a medida que ela se entrega a oração, então declara que Deus é poderoso para mudar completamente o nosso futuro.

“Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. (1 Samuel 2:9,10)

Ana declara que o Senhor tem compromisso com quem lhe serve. Reconhece mais uma vez que o esforço humano não é suficiente para alcançar o favor do Senhor e que não há força humana, suficiente para contender com Ele.

A Colheita De Ana
“PORÉM SAMUEL MINISTRAVA PERANTE O SENHOR, SENDO AINDA JOVEM, VESTIDO COM UM ÉFODE DE LINHO. E SUA MÃE LHE FAZIA UMA TÚNICA PEQUENA, E DE ANO EM ANO LHE TRAZIA, QUANDO COM SEU MARIDO SUBIA PARA OFERECER O SACRIFÍCIO ANUAL. (1 SAMUEL 2:18,19)

O pedido de Ana alcançou o coração de Deus e ela deu à luz a um milagre. Samuel não era apenas um filho, ele se tornou profeta, juiz e sacerdote de Israel. Samuel era a única pessoa com quem Deus falava em um tempo em que as visões eram raras e que o Senhor não falava com ninguém (I Samuel 3.1)

Nisto se cumpre totalmente o que diz o apóstolo Paulo: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. (Efésios 3:20)

O Senhor não quer te dar migalhas. Ele quer te dar coisas infinitamente maiores do que as que você pede. A sua fé, oração, culto e liberalidade são determinantes nesse processo.

Ana cuidava de seu filho, do seu milagre!
Cultive bem as boas coisas que o Senhor tem te dado. Se você for fiel sobre o pouco ele te colocará sobre o muito (Lucas 16.10). Mesmo após ser abençoada Ana permanece liberal.

Ela permaneceu indo ao Templo uma vez ao ano, para oferecer sacrifício como era o seu costume. Não era um “interesseira espiritual”, o que ela fazia antes de receber a bênção ela continua fazendo após.

“E ELI ABENÇOAVA A ELCANA E A SUA MULHER, E DIZIA: O SENHOR TE DÊ DESCENDÊNCIA DESTA MULHER, PELA PETIÇÃO QUE FEZ AO SENHOR. E VOLTAVAM PARA O SEU LUGAR. VISITOU, POIS, O SENHOR A ANA, QUE CONCEBEU, E DEU À LUZ TRÊS FILHOS E DUAS FILHAS; E O JOVEM SAMUEL CRESCIA DIANTE DO SENHOR.” (1 SAMUEL 2:20,21)

Após o milagre, Elcana e Ana continuaram recebendo as palavras de bênção do Servo de Deus. Ou seja, a corrente de bênção continuaria fluindo. Isso fez com que Ana pedisse um filho e recebesse seis! Glória a Deus!

Muitas pessoas após receberam a bênção acabam se afastando do Servo de Deus, do Templo. Cortando o fluxo da corrente de bênçãos.

Não cometa este erro, permaneça perto da corrente de bênçãos. O Senhor tem um manancial inesgotável e como já vimos Ele deseja te dar muito mais além do que você tem pedido.

Conclusão
A vida de Ana mãe de Samuel é inspiradora e possui lições preciosas para nossa própria vida.

Não devemos desistir dos sonhos que glorificam a Deus;
Não devemos dar ouvidos aos opositores;
Devemos esperar sempre a providência do Senhor;

Com informações de www.jesuseabiblia.com

Visitas no Site

0011825817
HojeHoje188
OntemOntem789
Esta SemanaEsta Semana917
Este MêsEste Mês16968
Todos os diasTodos os dias11825817

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 535 visitantes e Nenhum membro online

01 de Setembro
"Quem ama o ...
05 de Outubro de
"Toda a Escritura ...
06 de Agosto de
"Vai ter com a ...
06 de Julho de
"E o testemunho ...
06 de Novembro
"As ...