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Vou tentar explicar de uma forma bem simples o porquê de deixar grãos de molho. Nós já falamos das vantagens de consumir grãos integrais, mas a gente sabe que tudo nesta vida tem um porém. Consumir grãos integrais de modo inadequado pode levar a vários efeitos colaterais, desde síndrome do intestino irritável até deficiência de minerais.

O consumo de grãos integrais é sim altamente recomendado, mas para fazer bem também a médio e longo prazo é importante que sejam consumidos da maneira certa.

Boa parte dos grãos contém ácido fítico ou fitato, um inibidor enzimático, na sua camada mais externa. E como os grãos integrais não são previamente processados ou fermentados, este ácido não está neutralizado. O fitato dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, e pode impedir a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo. Por isso, o fitato é considerado um fator antinutricional de alguns alimentos.

Quando deixamos os grãos de molho, enzimas e outras substâncias neles presentes conseguem neutralizar o ácido fítico, fazendo com que as suas proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como o glúten, presente em muitos grãos.

Como deixar os grãos de molho

Agora que já sabemos da importância de deixar os grãos de molho, basta torna um hábito. E não da trabalho nenhum! Ou seja, podemos manter a vida integral com todos os benefícios que ela tem. Não desanime pensando “ah se tudo faz mal, então vou comer o que é mais fácil” e voltar para os processados!

Deixar os grãos de molho é muito fácil: água filtrada com algumas gotinhas de limão ou vinagre por pelo menos 7h. Use sempre duas medidas de água para cada de medida de grão, e aproximadamente uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água. É fácil gente, todo dia à noite coloca os grãos de molho. Não custa nada! Então, a partir de agora: lentilhas, feijão, grão de bico, quinoa, arroz integral… tudo de molho antes de ir para panela, certo?!

Com informações de falecomanutricionista.com.br

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