• Prev
Três Rios/RJ - Com intuito de unir a Juventude Evangélica de várias ...
Três Rios/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Vida em Cristo, realizou, nos  ...
Três Rios/RJ - Nos dias 09 à 11 de Março de 2019, a Igreja ...
Miguel Pereira/RJ - Noite memorável aconteceu no último dia 08/03, na ...
Rede Vipgospel - todas logos

Resultado de imagem para arroz cozido

O arroz branco está popularmente presente na mesa dos brasileiros em preparações doces e salgadas. É considerado um carboidrato, um alimento localizado na base da pirâmide alimentar, importante para fornecer energia para o corpo.

O carboidrato é responsável por 50 a 60% da alimentação diária de um indivíduo, se houver consumo de uma quantidade baixa ou insuficiente das necessidades diárias, o organismo utilizará a proteína presente na massa magra (muscular) para suprir às necessidades de energia.

Considerado um alimento energético, o arroz é rico no aminoácido metionina, responsável por construir as proteínas, ou seja, forma a base do tecido muscular, além de desempenhar uma série de funções metabólicas.

Como guardar arroz cozido na geladeira

Por ser um produto comumente cultivado no solo, o arroz possui um microrganismo chamado Bacillus cereus, que faz parte do grupo de bactérias formadoras de esporos.
O B. cereus possui esporos que podem sobreviver ao processo de cozimento, por isso é importante lembrar dos processos de higienização e cozimento, seguido do rápido resfriamento.

O hábito de deixar o arroz cozido pousar sobre o fogão de um dia para o outro é um risco que o consumidor corre, pois essas condições contribuem para o aumento dos riscos de multiplicação de B. cereus, que pode causar intoxicação alimentar, com desconforto gástrico (causando o estufamento abdominal), seguido de vômitos e diarreia. Quando o indivíduo apresenta um quadro vomitivo e diarreico é porque o alimento estava contaminado com uma alta carga microbiana de B. cereus, pois o período de incubação do primeiro quadro é de 1 a 6 horas e no quadro mais grave de 6 a 24 horas.

Durante o processo de resfriamento do arroz cozido foi observado que a faixa de temperatura de maior risco para multiplicação de B. cereus é entre 10 e 45ºC, por esse motivo é importante realizar o resfriamento rápido do arroz. Para ter um alimento seguro, o correto é retirá-lo da panela que foi cozido, colocar em um vasilhame com tampa e levar para a geladeira.

Com informações de www.natue.com.br

Visitas no Site

0011858982
HojeHoje1002
OntemOntem1187
Esta SemanaEsta Semana3463
Este MêsEste Mês20631
Todos os diasTodos os dias11858982

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 288 visitantes e Nenhum membro online

7 atitudes que
A cada dia ouvimos ...
8 receitas para
Quando o assunto ...
Alimentos ricos
O ferro é um ...
Banha de porco
A gordura gera ...
Diabetes:
O diabetes é ...
'Era como um
A minha vida passou ...
DIGA NÃO.
O cristão ...
"JESUS ME
Jesus mudou a minha ...
#Arte: Design
O design é a ...
#Arte: Música
Este graduado pode ...