Rede Vipgospel - todas logos
  • Prev
Três Rios/RJ – O Asilo Carlota Pereira Louro, realizou, no último ...
Paraíba do Sul/RJ -  A Paixão de Cristo voltou a ser encenada ...
Paraíba do Sul/RJ - O Conselho de Ministros Evangélicos da cidade ...
Levy Gasparian/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Ministério Levy Gasparian, ...

Imagem relacionada

Você já ouviu falar em cupulate? Esse é o chocolate tradicionalmente brasileiro e desenvolvido a partir das sementes ou amêndoas do cupuaçu como matéria prima ao invés das sementes de cacau.

Isso é possível porque o cacau (Theobrama cacao) e o cupuaçu (Theobrama grandiflorum) são “parentes”, pertencentes ao mesmo gênero – o Theobrama. O curioso é que apesar da semelhança, o chocolate de cupuaçu ganha alguns destaques pela sua matéria prima diferenciada.

Cupuaçu

O cupuaçu é um fruto nativo da região amazônica brasileira, antigamente cultivado pelos indígenas, era fonte de alimentação primária na época. Esse fruto é rico em ferro, fósforo, vitaminas do complexo B, vitamina C, e fibras.

As pesquisas sobre a obtenção do chocolate de cupuaçu nasceram aqui mesmo no Brasil, na década de 1980, e aqui você pode conhecer um pouquinho mais dessa iguaria que com certeza vai te deixar com água na boca.

Apesar das pesquisas sobre as propriedades do cupulate serem escassas, algumas vantagens desse produto já permitiram que ele se estabelecesse no mercado como um ótimo substituto do chocolate de cacau, afinal a textura e sabor são idênticos – de um jeito que se torna bem difícil diferenciá-los e pode ser encontrado em pó e em barra, e nos sabores: ao leite, meio amargo e até branco!

Benefíficos do cupulate

Confira outros benefícios que sugerem que você pode sim experimentar – e até substituir – o chocolate de cacau pelo de cupuaçu:

  • O cupulate, em sua maioria, é produzido com ingredientes orgânicos, sem adição de flavorizantes e aromatizantes.
  • É livre de cafeína (muito presente no cacau) e contém pouca concentração de teobromina – que é uma substância parecida com a cafeína, mas com efeitos estimulantes menores.
  • Contém antioxidantes que ajudam a combater radicais livres.
  • Em 100g da composição nutricional do cupulate, encontramos 672 Kcal, 13g de proteínas, 58g de gorduras e 23g de carboidratos, fazendo dele um produto com 33% mais proteínas que versões tradicionais do chocolate.
  • Possui gorduras consideradas boas: a concentração de ácidos graxos monoinsaturados, poliinsaturados e ácido oleico (Ômega-9) é superior quando comparados ao cacau.
  • Contém o dobro de vitamina C em comparação ao cacau e ainda tem proteínas e aminoácidos de qualidade nutricional superior!

Economicamente também o cupulate é uma boa ideia para todos, já que além de tudo isso, ele ainda é mais barato que o cacau!

É importante também lembrar que por se tratar de uma matéria-prima tipicamente brasileira, a produção e comercialização do cupulate expande o mercado e a economia, gerando mais oportunidades na região amazônica.

Com informações de www.natue.com.br

Visitas no Site

0011947431
HojeHoje1649
OntemOntem352
Esta SemanaEsta Semana5161
Este MêsEste Mês31674
Todos os diasTodos os dias11947431

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 514 visitantes e Nenhum membro online

7 atitudes que
A cada dia ouvimos ...
8 receitas para
Quando o assunto ...
Alimentos ricos
O ferro é um ...
Banha de porco
A gordura gera ...
Diabetes:
O diabetes é ...
'Era como um
A minha vida passou ...
DIGA NÃO.
O cristão ...
"JESUS ME
Jesus mudou a minha ...
#Arte: Design
O design é a ...
#Arte: Música
Este graduado pode ...