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O açúcar é um produto alimentício que não falta na mesa da maioria dos brasileiros. Seja para utilizar em preparações como bolos, tortas e doces, ou para adoçar o café e o suco de cada dia. O problema desse consumo, é que grande parte das pessoas não se contenta com os 25g diários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para uma vida mais saudável. Por ser um carboidrato simples, eleva rapidamente os níveis de glicose no sangue, o que pode acarretar ao indivíduo que o consome em excesso, problemas como a diabetes.

Além disso, a sua ingestão não moderada pode causar dependência. Por isso, quando consumimos aquele docinho que tanto gostamos, dificilmente ficamos em um só, não é mesmo?!

Quais os tipos que existem?

Existem vários tipos no mercado, e muitas pessoas acabam tendo dúvidas a respeito de qual seria o tipo mais o saudável.

Abaixo seguem algumas definições dos variados tipos, que o auxiliarão em uma melhor escolha:

1. Açúcar refinado

É o popular açúcar branco e possui essa característica por ter passado por processos de refinamento. Além do mais, conta com diversos aditivos químicos para manter sua textura e aparência, o que não mantêm os nutrientes existentes na cana-de-açúcar, de onde é extraído. Desse modo, ele se torna uma fonte somente de calorias e nada mais, sendo o mais maléfico à saúde. Infelizmente, é o mais utilizado.

2. Açúcar cristal

É um pouco mais grosso que o refinado, mas como este, dispõe de cerca de 90% de seus nutrientes retirados nos processos de industrialização. Também, é comercializado com vários aditivos químicos.

3. Açúcar light

É uma mistura do tipo refinado com adoçantes, os quais muitas vezes são artificiais. Com isso, devido o seu poder maior em adoçar, é necessário ter cuidado em seu uso nas variadas preparações.

4. Açúcar mascavo

É um produto que após o cozimento do caldo de cana é transformado em melado e depois em açúcar mascavo. Não passa por processos de refinamento, portanto, não sofre nenhuma alteração em seus nutrientes. Ferro e cálcio, são exemplos de minerais encontrados em boa quantidade neste tipo. Por outro lado, é mais grosso e conserva um sabor forte, que muitos não apreciam.

5. Açúcar demerara

É parecido com o mascavo, e apesar de passar por um leve refinamento, sem aditivos químicos, grande parte dos nutrientes ainda são conservados. Apresenta uma cor marrom-clara e o sabor é menos acentuado que o do mascavo.

6. Açúcar de coco

É fabricado através da remoção da seiva líquida da flor do coqueiro. Como o mascavo, é um produto sem aditivo químico e não-refinado. Por esse motivo, preserva nutrientes como vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Possui praticamente a mesma quantidade de calorias do açúcar feito da cana, entretanto, sua carga glicêmica é menor. É uma boa opção, porém, é bastante caro.

7. Mel

É extraído do néctar das flores, contém a carga glicêmica um pouco menor do que o açúcar e, atividades antioxidantes e anti-inflamatórias. Apesar disso, possui quase a mesma proporção de calorias encontradas no açúcar. Então, cautela ao consumi-lo!

8. Agave

É retirada de um cacto originário do México, chamado agave. Aparenta-se com o mel, mas é constituído quase que completamente por frutose. A frutose adoça bem mais que a sacarose (encontrada em grande quantia no açúcar e mel), sendo assim é recomenda-se uma menor quantidade para adoçar. Porém, é enfatizado que o excesso de frutose pode prejudicar o funcionamento do fígado.

Açúcar como fonte de carboidrato

O carboidrato é a principal fonte de energia para o nosso organismo.

No entanto, em termo de qualidade nutricional, não pode ser visto como uma das melhores fontes desse nutriente.

Até porque a energia que ele disponibiliza, por ser um carboidrato simples, é utilizada rapidamente pelo organismo, deixando-nos logo, logo com fome.

Já, os carboidratos complexos disponíveis em alimentos como cereais integrais, frutas, legumes, feijão, etc., concedem-nos saciedade por muito mais tempo.

Açúcar como fonte de vitaminas e minerais

Em relação às vitaminas e minerais encontrados em alguns tipos de açúcar, as mesmas são muito bem acessíveis em frutas, legumes, verduras e leguminosas. Não sendo, assim, indispensável o consumo do açúcar.

Qual o melhor opção?

A melhor opção é sempre ingerir os alimentos in natura e as preparações sem adicionar o açúcar.

Todos os açúcares citados são bastante calóricos e precisam, se possível, ser consumidos em pouca medida como a OMS preconiza.

Lembrando, que o açúcar é encontrado também de forma abundante em produtos industrializados escondido por trás de nomes como maltodextrina, xarope de milho, xarope de glicose, glicose de milho, dextrose, frutose, extrato de malte.

Seu consumo excessivo pode ocasionar além de diabetes, cáries, obesidade, hipercolesterolemia, acne, câncer, etc. Portanto, muito cuidado!

Por fim, se você não vive sem ele no seu dia a dia, dê preferência aos mais escuros, menos refinados, priorizando o orgânico que é livre de agrotóxicos e, os que agregam um valor nutricional maior.

Não esquecendo que todos possuem grande teor calórico e necessitam de moderação sempre.

Com informações de ativoesaudavel.com.br

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