Rede Vipgospel - todas logos
  • Prev
Vassouras/RJ - Com a presença de vários convidados e visitantes, a ...
Vassouras/RJ - No dia 18 de maio de 2019, a Igreja Metodista em Andrade Costa, ...
Três Rios/RJ – O Asilo Carlota Pereira Louro, realizou, no último ...
Paraíba do Sul/RJ -  A Paixão de Cristo voltou a ser encenada ...

Imagem relacionada

O ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, já que participa da divisão celular e da formação de células de sangue na medula óssea, protege o coração, previne o surgimento de doenças neuropsicológicas, e ainda atua na formação do tubo neural do feto.

No entanto, por medo de engordar, algumas mulheres deixam de consumi-lo. Afinal, ácido fólico engorda? Não engorda, já que é uma vitamina e não possui calorias. Além disso, por ser hidrossolúvel (solúvel em água), o ácido fólico não é armazenado pelo organismo, ou seja, mesmo que consumido em excesso, é eliminado através da urina.

A falta de ácido fólico no organismo pode causar diminuição do apetite e problemas gastrintestinais como diarreia, que podem levar a perda de peso, além de outras consequências graves para o sistema nervoso, entre outros. Portanto, ao corrigir esta deficiência, estes sintomas também são corrigidos, restabelecendo o equilíbrio do organismo e seu peso normal, mas isto não significa que o contrário seja verdadeiro, ou seja, ácido fólico não engorda. Inclusive, assim como todas as vitaminas do complexo B, o ácido fólico é importante para o metabolismo e deve estar em níveis adequados para quem deseja emagrecer.

Ácido fólico na gravidez

O ácido fólico na gestação é de grande importância para o desenvolvimento do feto e formação do tubo neural. Também é de grande importância seu consumo nos últimos meses que antecedem a gravidez, para de diminuir risco. Nesse período, o consumo dietético do ácido fólico muitas vezes é insatisfatório, pois as necessidades nutricionais da mulher se elevam, sendo recomendada a suplementação.

Como alternativa para minimizar problemas que ocorrem na gestação, recomenda-se a suplementação do ácido fólico antes da gravidez como prevenção. Ele pode ser encontrado de duas formas: como folato, presente naturalmente nos alimentos, ou como ácido fólico sintético, utilizado em medicamentos.

Alimentos ricos em ácido fólico

Os principais alimentos que contêm ácido fólico são:

  • Fígado bovino
  • Feijões
  • Vegetais verde-escuro, como espinafre, brócolis, escarola e aspargo
  • Grão-de-bico e lentilha
  • Laranja e abacate

Dê preferência ao consumo dos vegetais crus, pois durante a cocção há uma perda significativa de ácido fólico, que é muito sensível a processos térmicos, mudanças de temperatura e umidade.

Com informações de www.natue.com.br

Visitas no Site

0011955549
HojeHoje63
OntemOntem2187
Esta SemanaEsta Semana2152
Este MêsEste Mês39792
Todos os diasTodos os dias11955549

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 585 visitantes e Nenhum membro online

7 atitudes que
A cada dia ouvimos ...
8 receitas para
Quando o assunto ...
Alimentos ricos
O ferro é um ...
Banha de porco
A gordura gera ...
Diabetes:
O diabetes é ...
'Era como um
A minha vida passou ...
DIGA NÃO.
O cristão ...
"JESUS ME
Jesus mudou a minha ...
#Arte: Design
O design é a ...
#Arte: Música
Este graduado pode ...