Rede Vipgospel - todas logos
  • Prev
Vassouras/RJ - Com a presença de vários convidados e visitantes, a ...
Vassouras/RJ - No dia 18 de maio de 2019, a Igreja Metodista em Andrade Costa, ...
Três Rios/RJ – O Asilo Carlota Pereira Louro, realizou, no último ...
Paraíba do Sul/RJ -  A Paixão de Cristo voltou a ser encenada ...

Imagem relacionada

O capim-limão é uma erva incrível, repleta de propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, antimicrobianas, antioxidantes e antissépticas, que combinadas com suas vitaminas, minerais e óleos essenciais são capazes de promover a saúde, ajudando a manter o colesterol e pressão controlados, prevenir o câncer, suportar o sistema imunológico para que ele fique forte e impeça o desenvolvimento de infecções, contribuir com a saúde celular e estimular o corpo para que ele elimine impurezas e combata os radicais livres.

Além disso, o capim-limão também tem ação repelente e ajuda a manter uma pele bonita e livre de odores indesejados.

Esses são apenas alguns dos tantos benefícios do capim-limão que apresentaremos a seguir. Veja também o que é o capim-limão, para que serve e algumas dicas de como usar na sua alimentação e cuidados diários.

O que é capim-limão?

O capim limão é uma erva, também conhecida como erva-cidreira, que é nativa da Índia e regiões tropicais da Ásia, onde cresce por até 3 metros de altura com 1 de largura e pertence ao gênero Cymbopogon, que compreende 55 espécies de gramíneas.

Suas folhas e a plantas são usadas em muitas culturas como um remédio medicinal natural devido a suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antimicrobianas. Ele está presente também na culinária, onde é inserido ao preparo de comidas e bebidas, e muitas pessoas o consomem como um chá, devido ao seu sabor semelhante ao do limão e seu aroma cítrico.

Além disso, o capim-limão é usado na formulação de muitos remédios para distúrbios respiratórios e digestivos, em produtos para repelir insetos como mosquitos e moscas e como um componente de perfumes e produtos cosméticos.

Para que serve?

O capim-limão é muito versátil, e por esse motivo o seu uso é muito diversificado. Ele é capaz de ajudar a desintoxicar o corpo, prevenir a anemia, tratar a insônia, aliviar a dor, ajudar o sistema imunológico, melhorar a pele e promover células saudáveis no corpo.

Também pode ajudar a tratar distúrbios estomacais, respiratórios, controlar dores e infecções. Sua ação antioxidante protege o corpo de bactérias resistentes a antibióticos, ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol e auxilia o sistema nervoso. Pode ser eficaz para tratar diabetes, câncer e para emagrecer e costuma ser utilizado como uma aromaterapia, o que ajuda a diminuir a fadiga e a ansiedade.

Todos esses benefícios do capim-limão são consequência de sua impressionante composição nutricional, que é capaz de proporcionar saúde e boa forma.

Propriedades nutricionais e informações adicionais

Apenas uma colher de sopa de capim-limão contém 0,4 miligramas de ferro, ou seja, 5% da ingestão diária recomendada para homens e 2% para mulheres, 1% da ingestão diária de folato, potássio, magnésio, zinco e fósforo e contém em proporções menores vitamina C, B-6, riboflavina e niacina. Para esses nutrientes, o adequado seria comer uma xícara de chá para obter quantidades expressivas.

Sua composição também é repleta de óleos essenciais, como o citral, que fornece o aroma forte de limão, o limoneno, usado em cosméticos, e os geraniol, borneol e citronelol, usado em produtos para repelir insetos. Alguns matam as bactérias e muitos têm propriedades que diminuem a irritação, anti-inflamatórias e antioxidantes.

18 benefícios do capim-limão

O capim limão é capaz de proporcionar muitos benefícios para o corpo. Relacionamos abaixo os mais significativos.

1. Ajuda no controle do colesterol

As propriedades do capim-limão são muitas e algumas são capazes de interferir diretamente no colesterol. Ele ajuda a manter os níveis de triglicerídeos saudáveis e a reduzir o colesterol LDL, que é considerado ruim para o organismo.

Esses benefícios do capim-limão são capazes de contribuir com a prevenção do acúmulo de lipídios nos vasos sanguíneos, o que ajuda o sangue a fluir mais livremente, prevenindo vários problemas cardíacos, como a aterosclerose.

2. Pode ajudar a manter a pressão arterial controlada

Outro dos benefícios do capim-limão para a saúde cardíaca é o controle da pressão arterial. O capim-limão demonstrou através de um estudo a capacidade de diminuir a pressão alta e elevar a baixa. Os participantes do estudo que receberam o chá de capim-limão também apresentaram uma frequência cardíaca significativamente menor. No entanto, seu uso deve ser feito com moderação, para evitar picos perigosos.

3. Ajuda a controlar a diabetes

A diabetes afeta milhões de pessoas e a ingestão de alimentos saudáveis como o capim-limão é fundamental para gerenciar a doença. Ele contém citral, que foi evidenciado em um estudo como capaz de manter níveis ótimos de insulina no sangue e melhorar a resistência à glicose. Diabéticos que mantêm níveis controlados de insulina garantem uma maior qualidade de vida e reduzem os problemas causados pela doença.

4. É capaz de ajudar contra alguns tipos de câncer

Em relação ao câncer, os benefícios do capim limão se destacam porque ele consegue impulsionar o tratamento sem afetar as células normais.

Algumas pesquisas foram realizadas para comprovar seus efeitos anticancerígenos e mostraram resultados relevantes na prevenção do câncer de pele, uma ajuda para diminuir e impedir qualquer produção adicional de células do câncer hepático durante a fase inicial e também reduzir o crescimento de células de câncer de mama humano, além de induzir a morte celular. Esses benefícios foram relacionados ao o citral presente no capim-limão.

5. Ajuda a manter o sistema imunológico saudável

Um sistema imunológico saudável é aquele capaz de absorver nutrientes para fortalecer a defesa do organismo contra “corpos” desconhecidos e nocivos. O capim-limão contribui com o fortalecimento da imunidade, pois ele atua na digestão, respiração, eliminação de toxinas e no sistema nervoso e tudo isso ajuda a restaurar os sistemas vitais do corpo, formando um verdadeiro escudo.

Além disso, alguns estudos mostraram que o capim-limão tem ação anti-inflamatória sobre as citocinas, que são as moléculas de sinalização que ajudam a células a se comunicarem. Ele ajuda a acalmar essas moléculas, reduzindo qualquer inflamação existente nelas.

6. Ajuda na prevenção da anemia

Capim-limão contém ferro, folato e vitamina C, sendo muito importante para prevenir e também tratar a anemia. Consumir a erva ajuda a manter os níveis de hemoglobina elevados e a evitar doenças relacionadas à deficiência de ferro. Além disso, o fato de ter vitamina C na composição ajuda o organismo a absorver o ferro de forma mais eficaz.

7. Promove a saúde celular

Os radicais livres são os principais responsáveis pela deterioração das nossas células. As propriedades antioxidantes do capim-limão são eficazes para retardar o processo de degeneração celular, proteger contra os danos dos radicais livres, ajudar a reciclar os glóbulos vermelhos e produzir glóbulos brancos, o que impulsiona a regeneração das células. O folato e potássio ajudam na síntese de DNA e promovem a divisão celular.

8. Ajuda o sistema nervoso

O capim-limão costuma ser usado em banhos terapêuticos para acalmar os nervos e aliviar os sintomas de estresse, como a ansiedade e fadiga. No entanto, ele também é capaz de estimular a mente, diminuir episódios de convulsões, nervosismo, vertigens e vários distúrbios, o que ajuda a manter saudável o sistema nervoso e a gerenciar doenças como Alzheimer e Parkinson.

9. Ajuda a desintoxicar o corpo

Desintoxicar o corpo faz com que todos os nutrientes ingeridos sejam absorvidos mais facilmente e isso contribui muito com a nossa saúde. O capim-limão é diurético, o que promove a limpeza e eliminação de resíduos tóxicos que são nocivos para o corpo. Isso ajuda o fígado e o rim e a diminuir os níveis de ácido úrico.

Por ser diurético, ele aumenta o volume de urina, o que condiciona o corpo a urinar mais e eliminar as impurezas, ajudando inclusive a eliminar a retenção de líquidos, que limpa o sistema linfático e ajuda a aliviar o inchaço.

10. Ajuda eliminar biofilmes

Biofilmes são comunidades biológicas e o capim limão foi mostrado como um antibiofilme. O fato de ter fenóis que possuem a capacidade de se espalhar rapidamente pelos tecidos do corpo ajuda a curar biofilmes localizados em qualquer parte e a combater infecções, como por exemplo, a provocada pela bactéria Staphylococcus aureus. Além disso, ele pode impedir o crescimento e também a comunicação de germes, o que ajuda a inibir a formação dos biofilmes.

11. Ajuda o trato digestivo

Suas propriedades antimicrobianas e antibacterianas são relevantes para combater as infecções causadas por vários patógenos, como o Helicobacter pylori e Escherichia coli. Esses foram benefícios do capim-limão evidenciados em estudos, o que ajuda a prevenir problemas estomacais, como a formação de úlceras gástricas.

O capim-limão também pode melhorar a digestão e impulsionar a função intestinal. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a tratar náusea, dores de estômago, colite ulcerativa e a constipação e diarreia.

12. Pode melhorar o sono

Uma das muitas pesquisas realizadas para descobrir os benefícios do capim-limão mostrou que ele tem propriedades sedativas e hipnóticas, o que colabora com o aumento e duração do sono. Isso é possível porque ele é capaz de acalmar os músculos e os nervos, estimulando o sono profundo.

13. Ajuda a tratar cólicas menstruais

O chá de capim-limão é muito popular para tratar cólicas menstruais. Além de diminuir as dores ele também pode ajudar com a náusea e irritabilidade comuns nesses períodos. Beba duas xícaras de chá de erva-cidreira por dia para aliviar a dor associada ao período menstrual.

14. Trata distúrbios respiratórios

Congestão nasal, gripe, asma brônquica e outros distúrbios respiratórios podem ser tratados com capim-limão. Seus componentes associados à vitamina C presente na erva ajudam a aliviar os sintomas causados por todas as condições citadas.

15. Ajuda a tratar infecções

As micoses, feridas, sarna e infecções do trato urinário são frequentemente tratadas com produtos antissépticos, antimicrobianos e antifúngicos. Todas essas propriedades são responsáveis pelos benefícios do capim-limão para este tratamento.

Alguns estudos evidenciaram que a erva tem efeitos curativos para tratar infecções fúngicas, inibindo o crescimento de patógenos e também de várias doenças, como candidíase oral ou vaginal.

16. Reduz dores

Capim-limão atua como um analgésico e seus fitonutrientes melhoram a circulação. Isso contribui com o alívio das dores de cabeça e enxaquecas, espasmos, cãibras musculares, entorses e dores nas costas. Além disso, pode ter uma contribuição significativa para tratar deslocamentos, lesões internas e contusões esportivas.

17. Promove inúmeros cuidados para a pele e corpo

Ele pode ser usado como um tônico para limpar a pele, atuando como um adstringente e antisséptico capaz de reduzir a oleosidade e acne. Costuma ser utilizado na formulação de produtos como o desodorante, por causa de seus efeitos antibacterianos e de limpeza potentes para diminuir os odores corporais desagradáveis ​​e evitar infecções fúngicas e bacterianas. Também é eficaz como um repelente de insetos, evitando “picadas” e a transmissão de doenças, como a malária e também dengue, chikungunya, zika vírus, muito comuns no Brasil.

18. Ajuda a emagrecer

O capim-limão emagrece graças ao citral presente na sua composição. Ele é capaz de prevenir o acúmulo de gordura abdominal e estimular o corpo a usar a energia armazenada nas células. Além disso, promove o metabolismo saudável e potencializa a oxidação de ácidos graxos no corpo. Toda essa combinação ajuda a diminuir os ponteiros da balança e também a evitar o ganho de peso proveniente de uma dieta inadequada.

Como usar?

São muitos os benefícios do capim-limão e isso faz dele uma erva interessante para usar em várias situações. Você pode fazer os seus preparos e usufruir de todos eles.

Veja como fazer:

  • Ele pode ser consumido como um chá. Basta usar 2 xícaras de água fervente para 10 folhas de capim-limão. Você também pode adicionar um pouco de limão, gengibre, mel e outro ingrediente que preferir. Se o objetivo for tratar dores no estômago, cabeça ou músculos, beba uma xícara de chá de oito em oito horas.
  • Capim-limão pode ser utilizado em receitas de sopas, inclusive aquelas que usam leite. Também pode ser misturado com outros ingredientes para trazer sabor na hora de temperar carnes de aves, peixes e até frutos do mar. Basta adicionar 1 ou 2 gotas com um pouco de azeite e alho e seus temperos preferidos, como molho de soja, pimenta ou coentro.
  • Ele também pode ser usado fresco. Quando for cozinhar, procure eliminar as folhas verdes e usar apenas a base do talo. Se for adicionar diretamente ao prato, corte o talo bem fininho e misture. Você pode usar o caule inteiro para dar mais sabor, mas antes, dobre ele para liberar mais óleos e retire o talo antes de servir o prato.
  • Você pode preparar um repelente, misturando 1/2 xícara de hamamélis, 1/2 xícara de vinagre de maçã, 40 gotas de óleos de capim-limão em um frasco de spray de vidro. Essa é uma solução eficaz para espantar os mosquitos de vez.
  • Faça seu próprio esfoliante corporal. Misture 10 gotas de óleo de capim-limão com sal de epsom e adicione óleo de coco na quantidade suficiente para cobrir o sal. Quando estiver no banho massageie a pele com o esfoliante. Pode ser utilizado no rosto e em todo o corpo, o que promoverá uma sensação calmante.
  • Um escalda-pés depois de um longo dia é ótimo para relaxar e eliminar as dores. Se você costuma fazer, experimente essa receita com capim-limão e se ainda não fez, não sabe o que está perdendo. Em um recipiente, coloque água morna e adicione cerca de 10 gotas de óleo essencial de capim-limão. Coloque os pés em imersão e deixe por alguns minutos. Ele será capaz de aliviar qualquer dor muscular, promover um relaxamento e você conseguirá usufruir também de seus efeitos antibacterianos e antifúngicos.

Advertências e cuidados

  • O capim-limão é considerado seguro, mas o uso tópico de óleo, ou a ingestão do chá de capim0limão pode fazer mal para algumas pessoas. Ele pode provocar reações alérgicas e se isso acontecer, pare de usar.
  • Óleo de capim-limão concentrado não deve ser aplicado diretamente na pele, pois pode provocar reações. Se a sua pele é muito sensível, o óleo pode provocar erupções cutâneas, causar desconforto ou até mesmo uma sensação de queimação. Antes de usar, faça um teste aplicando uma gota de óleo na parte interna do seu braço e não lave por 24 horas. Se após esse período o corpo não experimentou nenhuma reação, significa que você pode usar. Se você pretende aplicar no rosto, misture com um óleo transportador, como o óleo de amêndoas, por exemplo, ou dilua com um pouco de água. Isso ajuda a evitar que possíveis reações ou irritações na pele apareçam.
  • A inalação de capim-limão pode provocar efeitos colaterais tóxicos em algumas pessoas, como problemas pulmonares.
  • O capim-limão pode estimular o fluxo menstrual, então ele deve ser evitado por mulheres grávidas, pois existe uma pequena chance de provocar um aborto espontâneo.

Capim-limão é muito fácil de ser encontrado e utilizado, e diante da sua capacidade de atuar como um poderoso anti-inflamatório, antibacteriano, antifúngico, antimicrobiano, antioxidante e antisséptico e mais todos os seus nutrientes e óleos essenciais, não tem como deixá-lo de fora de sua alimentação ou rotinas de beleza, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo, comece hoje mesmo a usar essa fantástica erva e aproveite todos os benefícios do capim-limão para a sua boa forma e para a saúde.

Com informações de www.mundoboaforma.com.br

Visitas no Site

0011955527
HojeHoje41
OntemOntem2187
Esta SemanaEsta Semana2130
Este MêsEste Mês39770
Todos os diasTodos os dias11955527

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 566 visitantes e Nenhum membro online

7 atitudes que
A cada dia ouvimos ...
8 receitas para
Quando o assunto ...
Alimentos ricos
O ferro é um ...
Banha de porco
A gordura gera ...
Diabetes:
O diabetes é ...
'Era como um
A minha vida passou ...
DIGA NÃO.
O cristão ...
"JESUS ME
Jesus mudou a minha ...
#Arte: Design
O design é a ...
#Arte: Música
Este graduado pode ...