Rede Vipgospel - todas logos
VIP JOVEM (Santidade, Relacionamento, Guia Profissional e Drogas)
  • Prev
Existem dois extremos prejudiciais na caminhada cristã: a religiosidade e a libertinagem. ...
Como cristão, você deve sempre pedir orientação a Deus antes de ...
Entorpecentes sempre foram um meio de aproximação de algum falso deus. Ap 22.14-15 ...
O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ...

Resultado de imagem para drenagem linfática

A drenagem linfática é um tratamento de massagem suave e rítmico para estimular a circulação do fluido linfático ao redor do corpo. Isso ajuda a acelerar rapidamente a remoção de resíduos e toxinas e também pode auxiliar na prevenção de inchaço após uma lesão ou cirurgia, além de fornecer um grande impulso ao seu sistema imunológico.

Abaixo, vamos conferir os benefícios da drenagem linfática, o que é e as principais dicas para ajudar no funcionamento do sistema linfático para desintoxicar o corpo.

O que é drenagem linfática?
A drenagem linfática é um tipo de massagem que supostamente estimula a drenagem natural da linfa, que ajuda a eliminar os resíduos do corpo. O sistema linfático depende de contrações intrínsecas das células musculares lisas nas paredes dos vasos linfáticos e do movimento dos músculos esqueléticos para impulsionar a linfa através dos vasos até os linfonodos, e depois para os ductos linfáticos que retornam à linfa para o sistema cardiovascular.

A drenagem linfática usa movimentos suaves e repetitivos e seu objetivo é mover o fluido para fora de seus tecidos em gânglios linfáticos, onde bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos são destruídos. Além disso, reduz o inchaço e a dor e estimula o sistema imunológico, aumentando a circulação das células brancas do sangue.

Existem muitos nódulos linfáticos no seu corpo e eles protegem você contra patógenos que podem entrar através de seus olhos, nariz e boca, por exemplo.

O que é o sistema linfático?
O sistema linfático faz parte do sistema imunológico. Ele também mantém o equilíbrio de fluidos e desempenha um papel na absorção de gorduras e nutrientes solúveis em gordura.

Ele envolve uma extensa rede de vasos que passa por quase todos os nossos tecidos para permitir o movimento de um fluido chamado linfa. A linfa circula pelo corpo de maneira semelhante ao sangue.

Existem cerca de 600 linfonodos no corpo e esses nos incham em resposta à infecção, devido a um acúmulo de fluido linfático, bactérias ou outros organismos e células do sistema imunológico.

Uma pessoa com uma infecção na garganta, por exemplo, pode sentir que suas “glândulas” estão inchadas. Glândulas inchadas podem ser sentidas especialmente sob a mandíbula, nas axilas ou na região da virilha. Estas, na verdade, não são glândulas, mas sim gânglios linfáticos.

O sistema linfático tem três funções principais:

Ele mantém o equilíbrio de fluidos entre o sangue e os tecidos, conhecido como homeostase fluida.
Faz parte do sistema imunológico do corpo e ajuda na defesa contra bactérias e outros intrusos.
Facilita a absorção de gorduras e nutrientes lipossolúveis no sistema digestivo.

O sistema tem pequenos vasos especiais chamados lacteais. Estes permitem absorver gorduras e nutrientes solúveis em gordura do intestino. Eles trabalham com os capilares sanguíneos na membrana superficial dobrada do intestino delgado. Os capilares sanguíneos absorvem outros nutrientes diretamente na corrente sanguínea.

Benefícios da drenagem linfática
A drenagem linfática é uma ferramenta importante para manter o sistema linfático em boas condições para uma ótima saúde, pois como vimos, um sistema linfático deficiente pode afetar todas as partes do corpo. Técnicas de drenagem linfática podem neutralizar os efeitos de escolhas adversas de estilo de vida e poluentes ambientais que podem comprometer o sistema imunológico.

Ela deve ser feita por um profissional especializado, que será capaz de detectar o ritmo específico, direção, profundidade e qualidade do fluxo do fluido linfático em qualquer parte do corpo. Dessa forma será possível alcançar resultados mais precisos em períodos mais curtos de tempo.

1. Ajuda a melhorar o humor e combater a ansiedade

A massagem tem sido sugerida para ajudar a melhorar o humor. Uma meta-análise realizada em 2004 e que reuniu 37 estudos encontrou evidências de benefícios da drenagem linfática na redução na ansiedade e depressão.

2. Aumenta o sistema de filtragem do corpo

A drenagem linfática tem sido conhecida por sua capacidade de estimular os processos de limpeza naturais do corpo, que pode diminuir devido a fatores como dieta pobre ou exercício insuficiente.

3. Pode aumentar a energia

A drenagem linfática ajuda a estimular a circulação, garantindo que o sangue circule ao redor do corpo com maior vigor. Quanto melhor a sua circulação, mais energia você pode ter e mais eficazmente seus órgãos funcionarão, particularmente em relação à eliminação de toxinas.

4. Eficaz para o tratamento pós-operatório

Há importante benefícios da drenagem linfática para o tratamento pós-operatório. Este tipo de massagem regenera tecidos para reduzir cicatrizes em locais de incisão cirúrgica, reduz o inchaço, desintoxica o corpo, ajuda a circular os glóbulos brancos para melhorar o processo de cicatrização, além de melhorar o bem estar e promover o relaxamento.

Vale reforçar que ela não deve ser feita logo após a cirurgia. O adequado é esperar pelo menos 6 semanas antes de receber uma, ou até que um médico libere o paciente para a massagem.

5. Reduz os desconfortos da gravidez

A drenagem linfática é um grande recurso para a gestante. Durante a gravidez, muitas mudanças ocorrem no organismo feminino, causando queixas numeráveis, como por exemplo edema dos membros inferiores. O edema costuma ser comum na gravidez, e acontece por conta da retenção de sódio e água e mudanças na circulação relacionadas ao efeito do útero gravídico na veia cava inferior.

Além disso, a gestante enfrenta muitas mudanças hormonais, incluindo o aumento dos níveis de progesterona, estrogênio, HCG e prolactina. Outras transformações que podem ocorrer devido a essas mudanças hormonais são a formação de varizes, sensação de peso, sensação anormal e desagradável sobre a pele como queimação, dormência, coceira e cãibras.

Para mulheres grávidas e lactantes, a drenagem linfática proporciona conforto, especialmente nas pernas e pés, onde ocorre uma retenção maior de fluidos.

6. Melhora a amamentação

A amamentação é a maneira mais saudável de alimentar um bebê, pois o leite materno é cheio de nutrientes e anticorpos. No entanto, algumas mulheres experimentam complicações durante a amamentação, que podem incluir dutos obstruídos, mamilos doloridos e ingurgitamento, além de ser doloroso e desencorajador.

Apesar de os efeitos poderem melhorar e desaparecer completamente com o tempo, algumas mulheres optam por deixar de amamentar por causa deles. Dr. Bruno Chikly, autor de “Ondas silenciosas, teoria e prática da terapia de drenagem linfática“, afirma que há benefícios da drenagem linfática para ajudar a reduzir o inchaço do ingurgitamento e melhorar dutos entupidos. A melhora desses dois problemas pode reduzir a dor nos seios e mamilos, levando a uma melhor amamentação.

7. Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico está ligado ao sistema linfático. De fato, se o fluxo de materiais linfáticos diminui, o sistema imunológico enfraquece. As massagens de drenagem linfática podem melhorar a função do sistema imunológico e aumentar a produção de anticorpos que combatem infecções. Massagens de drenagem linfática também podem reduzir a inflamação no corpo que causa doenças como artrite.

8. Possibilita o relaxamento

A maioria das massagens são relaxantes porque são silenciosas e envolvem o toque pessoal de um especialista. A drenagem linfática pode ser especialmente relaxante porque pode reduzir os níveis de dor no corpo.

A Aliança Internacional de Educadores de Saúde afirma que o ritmo, a pressão e o movimento das massagens de drenagem linfática funcionam juntos para reduzir a dor e o estresse e promover a vitalidade geral e o bem-estar.

9. Ajuda a remodelar o corpo

A drenagem linfática pode ajudar a remodelar as coxas, quadril, barriga, braços, mas não remove permanentemente a gordura corporal. Em vez disso, ele pode atuar como um diurético para ajudar a livrar seu corpo do excesso de fluido, de modo que o peso que você pode perder é o peso da água, e é apenas temporário. Com uma dieta sensata e um programa de exercícios, a massagem linfática pode ajudá-lo a obter melhores resultados.

Se a drenagem linfática for anunciada como uma massagem para perda de peso, faça perguntas detalhadas sobre o procedimento e os resultados esperados.

10. Ajuda a desinchar a barriga

A drenagem linfática para a barriga é indicada para quem fez uma cirurgia recente, como a abdominoplastia ou lipoaspiração. Essas cirurgias causam muita retenção, que podem causar dor ao paciente. Inclusive, em alguns casos, a drenagem é obrigatória para eliminar os líquidos que ficaram.

Além disso, outros benefícios da drenagem linfática realizada na barriga são ajudar o funcionamento correto do intestino e auxiliar na eliminação de gases, além de desinchar. Os resultados podem ser sentidos através de uma diferença no volume da barriga.

Antes da massagem, a barriga está cheia de gases e fluidos desnecessários, consequentemente está com volume aumentado. Depois da massagem, os líquidos são drenados e excluídos, e o abdômen desincha, mas não é possível afirmar que a gordura ali localizada foi excluída.

11. Redução de Celulite

Devido ao uso de pressão e à circulação melhorada proporcionada, a drenagem linfática faz um ótimo trabalho para reduzir a celulite. É também uma ótima maneira de evitar que a celulite se desenvolva em primeiro lugar.

12. Aumenta a taxa metabólica

Mais um dos benefícios da drenagem linfática é poder ajudar a impulsionar o seu metabolismo, livrando seu corpo de produtos de resíduos através de seus gânglios linfáticos. Remover o excesso de fluido do seu corpo também pode melhorar a circulação.

Um sistema linfático saudável contribui para uma taxa metabólica saudável. Quanto maior sua taxa metabólica, mais gordura seu corpo queima por minuto (mesmo quando você está inativo ou simplesmente sentado). Massagens linfáticas regulares impedem que sua taxa metabólica basal diminua, ajudando a evitar o ganho de peso.

O que esperar depois de uma sessão?

Sonolência.
Sede.
Melhor amplitude de movimento.
Dor reduzida.
Congestionamento reduzido.
Mudança de temperatura (sentindo mais quente ou mais frio).
Inchaço reduzido.
Circulação melhorada.

Efeitos colaterais

A drenagem é geralmente indolor e na maioria das vezes não apresenta riscos, porém alguns efeitos colaterais podem acontecer.

Náuseas e vômitos são dois efeitos colaterais que podem ocorrer após uma drenagem linfática. Em alguns casos, hematomas podem ocorrer no local onde a pressão firme é aplicada.

Os diabéticos podem sofrer um aumento na taxa de açúcar no sangue, já que a massagem linfática pode afetar o açúcar no sangue. A recomendação é que os diabéticos testem o açúcar no sangue após cada sessão. Se você é diabético e faz regularmente, faça um gráfico do seu açúcar no sangue para determinar se as massagens estão afetando.

Devido ao risco de efeitos secundários raros da massagem, incluindo arritmias cardíacas, danos nos tecidos e alterações do fluxo sanguíneo, pessoas com história de insuficiência cardíaca, doenças de pele contagiosas, distúrbios hemorrágicos, insuficiência renal, coágulos sanguíneos ou flebite, não devem realizar a drenagem. Em alguns casos, no entanto, um médico pode prescrever.

Dicas para ajudar o funcionamento do sistema linfático

Se você quer ajudar o seu sistema linfático, desintoxicar seu corpo e colaborar com a saúde, algumas dicas podem ajudar.

Exercite-se regularmente: Sim, a prática de exercícios certamente ajudará a melhorar seu sistema linfático. O exercício realmente ajuda o sistema linfático a fluir melhor, de modo que as toxinas possam se mover mais rapidamente em direção ao sangue.

Bebe muita água: A água é crucial para o fluido linfático e, sem ela, o sistema linfático simplesmente não funciona. Sempre consuma pelo menos 2 litros de água por dia e tente adicionar algumas gotas de suco de limão, apenas para garantir que a água seja absorvida pelas células.

Coma frutas cruas: As frutas estão cheias de ácidos e enzimas que podem limpar o seu sistema linfático e mantê-lo no seu melhor. Se possível, coma frutas cruas quando seu estômago estiver vazio, pois elas proporcionarão o máximo de benefícios.

Respirar: A respiração profunda atua como uma bomba para o seu fluido linfático, ajudando a guiá-lo de seus tecidos para a corrente sanguínea. Tire alguns minutos por dia para relaxar e respirar profundamente. Isso lhe dará um impulso automático.

Use um pincel de pele seca: Pegue uma escova de cerdas naturais e escove a pele em movimentos circulares dos dedos até o estômago. Em seguida, repita o processo em seus dedos até o peito. Estas são as direções em que seu sistema linfático flui e ajudará a suportar a função adequada quando feita ao longo do tempo.

Coma muitas nozes e sementes: Nozes e sementes cruas são cheias de ácidos graxos para ajudar o seu sistema linfático. Amêndoas, nozes, sementes de girassol e sementes de abóbora são ótimas opções.

Deite-se com as pernas contra a parede: Deite-se de costas e coloque as pernas contra a parede. Deixe que o sistema linfático flua dos seus pés para cima, isso ajuda a estimular a drenagem por todo o corpo.

Faça hidroterapia: Na hidroterapia, você alterna os tratamentos com água quente e água fria. Isso estimula o sistema linfático e a liberação de toxinas armazenadas. Se você não puder pagar uma sessão profissional, tente alternar chuveiros quentes e frios em casa.

Fotos de Antes e Depois

Embora a drenagem seja benéfica para a maioria das pessoas, converse com seu médico se você estiver tomando medicamentos ou recebendo tratamento para qualquer condição crônica. Eles podem ser capazes de guiá-lo em sua abordagem e definir um tratamento adequado.

Com informações de www.mundoboaforma.com.br

Visitas no Site

0013269113
HojeHoje27
OntemOntem423
Esta SemanaEsta Semana858
Este MêsEste Mês8217
Todos os diasTodos os dias13269113

Who's Online

Temos 28 visitantes e Nenhum membro online