• Prev
Levy Gasparian/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Ministério Levy Gasparian, ...
Paraíba do Sul/RJ - Nos dias 29 e 30 de março de 2019, foi realizado ...
Paraíba do Sul/RJ - No dia 30 de março de 2019, a União ...
Juiz de Fora/MG - Aconteceu no dia 28 de Março de 2019, na Primeira Igreja ...
Rede Vipgospel - todas logos

Guia Completo para o Crescimento e Fortalecimento Capilar

Existem várias propagandas e em alguns blogs que se promete um crescimento de até 5, 6 cm por mês, mas isso não existe. Infelizmente não há nada que engrosse ou que faça seu cabelo crescer mais do que o natural. O cabelo, quando está saudável, cresce de 1 a 1,5 cm por mês. O que acontece é que, em algumas pessoas, o cabelo pode estar crescendo mais lentamente que o normal. Aí, nesses casos, você pode sim fazer várias coisas para ajudar seu cabelo a crescer normalmente de novo.

Quem frequenta o blog, sabe que há anos enfrento um problema de queda de cabelo. Com isso, já pesquisei muito sobre o assunto, e vou aqui passar algumas sugestões para melhorar o crescimento. Essas dicas valem também para melhorar a textura dos fios e ajudar no fortalecimento dos cabelos. Espero que gostem!

Alimentação Adequada

Para o cabelo nascer forte, é preciso boas doses de proteína e de gorduras boas. A proteína é muito importante para o cabelo, pois é a grande responsável pela formação dos fios.

O fio de cabelo cresce através do acúmulo de proteínas em sua base e elas são diretamente influenciadas pela nutrição. O cabelo é pura proteína e, assim como o organismo, necessita de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. São os ingredientes que completam a nutrição dos fios para que estejam sempre bonitos e saudáveis.

Porém, mesmo que você tenha uma alimentação super variada (com frutas, legumes, grãos, fibras, proteínas, gorduras, carboidratos e alimentos antioxidantes), normalmente ainda é preciso suplementar para dar uma ajudinha nos fios. O problema é que hoje em dia, nossa alimentação é muito pobre em nutrientes; as quantidades de vitaminas e minerais são bem pequenas, pois nosso solo está muito pobre.

Vitaminas para o Crescimento

Vitamina A: A vitamina A promove crescimento saudável dos cabelos e impede que ele fique seco e quebradiço.
Complexo B: Todo o complexo B é importante para o crescimento dos cabelos, mas o destaque vai para a Biotina que ajuda a evitar a queda de cabelo, fortalece os fios, favorece o crescimento adequado e melhora a caspa.
Vitamina C: A vitamina C estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e folículos, que pode ajudar no crescimento dos cabelos.
Vitamina E: A vitamina E é um poderoso antioxidante que promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo, facilitando o crescimento.
Minerais para o Crescimento
Zinco: O zinco ajuda no equilíbrio hormonal, incluindo os níveis de DHT em seu couro cabeludo. Zinco ajuda seu corpo a produzir e reparar seu cabelo. Além disso, mantém as glândulas sebáceas em torno de seus folículos capilares funcionando como devem.
Ferro: Para nutrição do cabelo, o ferro é um importante mineral que desempenha um papel vital no ciclo de crescimento do cabelo.
Magnésio: O magnésio é extremamente importante para prevenir a calvície prematura. Este mineral também ajuda no tratamento de cabelos fragilizados quebradiços.
Enxofre: O enxofre é necessário para a formação de colágeno e é indispensável para a produção de queratina. Ajuda reduzir a oleosidade do couro cabeludo e melhora o crescimento.
Silício: O silício fortalece os cabelos, estimula a reposição de cabelos mais grossos e resistentes, melhora muito a queda capilar e fortalece o fio como um todo.

Massagem Capilar com Óleo Vegetal e Óleo Essencial

A massagem capilar, se feita com regularidade, ajuda muito a estimular o crescimento dos fios. Ela estimula a circulação sanguínea, o que facilita o transporte dos nutrientes até o fio, fazendo com que ele fique mais saudável, forte e cresça mais rápido. O ideal é fazer as massagens com óleos vegetais e óleos essenciais para ter um melhor resultado:

Os melhores óleos vegetais para os cabelos são: óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de rícino e óleo de abacate.

Os óleos essenciais são muito benéficos para os cabelos, e os mais eficientes nesse caso são: óleo essencial de alecrim, hortelã, cedro, ylang ylang e lavanda.

Para fazer a massagem capilar utilize 1 colher de sopa (10 ml) de óleo vegetal e 5 gotas de óleo essencial. misture e passe no couro cabeludo fazendo massagens suaves e circulares. Deixe agir por uma hora e em seguida lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

Loções Capilares

As loções capilares são nutritivas e ajudam no fortalecimento do couro cabeludo. Algumas loções estimulam o fluxo sanguíneo e, dessa forma, ajudam no crescimento dos cabelos. Um exemplo de loção capilar que ajuda no crescimento e fortalecimento, e muita gente gosta é a Rapunzel Tônico do Crescimento Lola Cosmetics.

Limpeza do Couro Cabeludo

A limpeza do couro cabeludo é fundamental para que ele cresça saudável. Oleosidade e sujeira podem causar inflamações no couro cabeludo e obstruir o folículo piloso, impedindo o crescimento normal dos fios. A oleosidade do couro cabeludo é um veneno: cria fungos que acabam com as madeixas e impedem os fios de crescerem. O excesso de óleo age como uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo.

Fazer um detox no couro cabeludo também é muito importante para fazer uma limpeza profunda no couro e nos fios. O uso da argila nos cabelos também é bem interessante.

Caspa

A caspa é outro agente que diminui o crescimento e é um sinal de que há algo errado com o seu couro cabeludo. A produção sebácea em excesso pode prejudicar o crescimento normal do cabelo. Existem vários shampoos para caspa e tratamentos adequados que podem resolver o problema.

Plantas e Ervas que Ajudam no Crescimento

As plantas também podem ajudar no crescimento dos fios. Elas contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam no fortalecimento dos cabelos. As principais para os cabelos são: aloe vera, alecrim, jaborandi, hortelã e bardana. Saiba mais em Plantas para Fortalecer Seus Cabelos.

Estimulantes que Ajudam no Crescimento
Esses estimulantes normalmente são incluídos nas loções capilares que o médico manda manipular.

Capsilium (pimenta): Possui ação estimulante e nutritiva, atua no fortalecimento dos fios.

Fatores de crescimento (IGF,BFGF,AFGF,VEGF): Fatores de crescimento são peptídeos de natureza proteica, mediadores naturais que atuam sobre o processo de reparo e regeneração. Eles ajudam na formação de novos folículos capilares e são essenciais para o crescimento e permanência do novo fio de cabelo (raiz fortificada).

Prostaquinon: Diminui a inflamação do couro cabeludo, reduzindo a queda capilar e promovendo aumento da espessura e densidade do fio.

Sfíngoni: Ajuda a diminuir a queda de cabelo. Colabora na melhora da saúde e qualidade geral do couro cabeludo, reequilibra o ciclo de vida do cabelo, melhorando o crescimento dos fios.

Cafeína: A cafeína pode impulsionar o crescimento dos cabelos e prolongar seu ciclo de vida. Ela é responsável por bloquear os efeitos do hormônio DHT, que age dentro dos folículos capilares desencadeando a morte das células que produzem os fios.

Hidratação Capilar

Para o cabelo crescer adequadamente, além do couro cabeludo, os fios também precisam estar saudáveis. Pontas duplas, danificadas e ressecadas prejudicam o crescimento do fio. Por isso vale investir em boas hidratações capilares para manter os cabelos hidratados, bonitos e saudáveis.

Outros Problemas de Saúde
Certifique-se de que todos os problemas de saúde que você pode ter não estejam contribuindo para um crescimento atrofiado. Em homens e mulheres, uma série de problemas médicos pode causar a desaceleração da produção de folículos pilosos. Tratar estas questões médicas, em alguns casos, faz com que a produção de folículos se normalize.

Verifique se há infecções no couro cabeludo. Infecções causadas pela foliculite bacteriana (um tipo de micose) podem danificar a área do couro cabeludo, impedindo que os folículos cresçam de forma saudável.

Se você acha que pode ter uma infecção no couro cabeludo (e não simplesmente caspa), fale com o seu médico sobre os medicamentos tópicos e antifúngicos que podem ser usados antes de discutir tratamentos do crescimento do cabelo. Na maioria dos casos, uma vez que a infecção tenha sido curada, o crescimento normal do cabelo retorna.

Com informações de belezaesaude.com

Visitas no Site

0011902339
HojeHoje1805
OntemOntem1683
Esta SemanaEsta Semana8137
Este MêsEste Mês27066
Todos os diasTodos os dias11902339

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 473 visitantes e Nenhum membro online