Rede Vipgospel - todas logos
  • Prev
Vassouras/RJ - Com a presença de vários convidados e visitantes, a ...
Vassouras/RJ - No dia 18 de maio de 2019, a Igreja Metodista em Andrade Costa, ...
Três Rios/RJ – O Asilo Carlota Pereira Louro, realizou, no último ...
Paraíba do Sul/RJ -  A Paixão de Cristo voltou a ser encenada ...

Resultado de imagem para bebendo agua

O corpo humano é composto por 60% de água. Normalmente, os médicos recomendam que bebamos pelo menos dois litros de água por dia. Somente por estas duas razões, dá para perceber o quanto a água é importante. E, dentre todos os órgãos que necessitam de hidratação, o maior deles, a pele, também sente, e muito, a sua falta.

A pele é recoberta por um manto hidrolipídico, formado por água e ácidos graxos, responsável pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e diversos tipos de microorganismos, desempenhando uma função de barreira e proteção. Portanto, é fundamental conhecer os benefícios da água para manter a saúde da pele.

Importância de se beber água para a pele

Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro, através do uso de produtos hidratantes, e também de dentro para fora, através da ingestão de muita água. O consumo de dois litros de água por dia é fundamental para manter o equilíbrio do metabolismo do organismo. Ao respirar normalmente, uma pessoa gasta cerca de 500 mililitros de água por dia, e a sua ingestão é importante para que todos os órgãos funcionem sem problemas.

Banho em excesso faz mal a pele

Quando tomamos banho, removemos parte do manto hidrolipídico e, portanto, removemos a proteção natural da nossa pele, causando o seu ressecamento.

Como tomar banho corretamente

Tomar banho corretamente e pequenas mudanças de hábito fazem toda a diferença. Banhos muito quentes e prolongados, esfregar a pele com a esponja, uso de sabonetes e shampoos a base de amidas e sulfatos retiram a camada natural de proteção da pele, alterando o seu equilíbrio cutâneo natural e causando o ressecamento. Portanto, devemos evitar banhos muito quentes, usar sabonetes suaves e repor a água e a gordura removidas da pele.

Cuidados ao comprar sabonetes

Deve-se procurar usar sabonetes suaves, ou seja, que não tenham em sua composição amidas ou sulfatos, que são substâncias irritantes para a pele, que além de remover a gordura natural, afetam o equilíbrio da função barreira, deixando a pele ainda mais ressecada.

Melhores hidratantes cutâneos para cuidado da pele

Após o banho, é importante recompor o manto lipídico da pele, através da aplicação de hidratantes no corpo todo, que podem ser à base de glicerina ou a base de lipídeos (óleos vegetais) e silicones, que formam um filme protetor oclusivo sobre a pele, evitando que a água evapore, mantendo a pele hidratada. Existem também no mercado, produtos hidratantes que promovem o aumento dos canais de água, as aquaporinas, que são proteínas presentes na pele, responsáveis pelo transporte e circulação da água, proporcionado uma hidratação mais profunda.

Uma pele hidratada é caracterizada pela maciez, elasticidade e suavidade, sendo que estas características estão diretamente relacionadas ao teor de umidade do estrato córneo, a camada mais superficial da pele.

Não se esqueça neste verão da importância da água para a pele, tomando banho corretamente, usando sabonetes suaves e hidratando o corpo todo, além da ingestão de muita, muita água.

Com informações de vilamulher.com.br

Visitas no Site

0011955492
HojeHoje6
OntemOntem2187
Esta SemanaEsta Semana2095
Este MêsEste Mês39735
Todos os diasTodos os dias11955492

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 509 visitantes e Nenhum membro online