• Prev
Três Rios/RJ - A Igreja Assembleia de Deus de Cantagalo, realizou, nos dias 07 ...
Paraíba do Sul | Três Rios/RJ: No último domingo, 09 de dezembro de 2018, ...
Paraíba do Sul/RJ - Servindo ao Senhor e Caminhando Junto a Comunidade foi o tema ...
Paraíba do Sul/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Bela Vista realizou, no ...
Rede Vipgospel - todas logos

Na evolução da espécie, quando o homem assumiu a posição ereta, a musculatura das costas se tornou fundamental para que isso aconteça. Caso contrário despencaríamos para frente!

Quando os músculos estão fortalecidos (sem necessidade de exageros) fornecem uma espécie de proteção para as vertebras (ossos), não permitindo que a sobrecarga gerada por movimentos ou excesso de peso afete-as, porque conseguem dar conta do recado, afinal estão fortes, poupando as vertebras. Por isso que as dores ou desconforto na região das costas costumam melhorar bastante com exercícios de fortalecimento muscular.

A musculatura dessa região também é importante para a movimentação dos braços e ombros. Muitas dores nos ombros como bursite e tendinite derivam da falta de músculos (hipotonia) do trapézio, romboides e serratil, por exemplo. Esses grupos musculares colaboram também na postura!

Não há necessidade de nenhum programa longo de exercícios, principalmente se você não gosta ou está iniciando. Mas é importante que faça! Os alongamentos também são fundamentais!

O que acontece se eu não treinar as costas?

Treinar somente peitorais, pernas, glúteos e abdominais e negligenciar as costas provocam uma desarmonia no alinhamento do corpo, causando dor lombar por exemplo. Os músculos posteriores (costas) são fundamentais tanto para ficar em pé como sentado, mas também durante movimentos como a caminhada, corrida, natação, andar de bicicleta, skate ou surfar.

Quando se treina os músculos dessa região uma grande vantagem é que o bíceps (músculo do muque) é beneficiado junto por estar auxiliando no movimento e isso se chama otimização de treino, perfeito para quem não tem muito tempo disponível.

Alguns dos exercícios podem ser realizados na academia ou mesmo em casa com faixas elásticas próprias, como nos movimentos abaixo, em ambos faça 3 séries de 12 ou 10 repetições entre 2 a 3 vezes na semana.

Veja os três melhores exercícios para você treinar as costas e garantir uma boa postura e prevenção de dores lombares:

Exercício 1

Sentado com os pés apoiados no chão, segure a barra com a pegada invertida (palmas das mãos voltadas para você) traga a barra até a altura do seu peitoral e volte para cima. Faça 3 séries de 10 a 12 repetições com uma carga que você tolere.

Exercício 1 para costas

Exercício 2

Segure o elástico que pode estar sobre o espaldar ou outro lugar fixo. Faça o movimento dos braços para trás, o tronco deve permanecer ereto apenas os braços realizam a execução. Faça 3 séries de 10 a 12 repetições.

Exercícios 2 para costas

Exercício 3

Segure o halter que pode ser substituído por uma anilha ou até mesmo uma garrafa Pet com água. Leve os braços para trás sem tensionar o trapézio e volte até a altura do peito. Faça 3 séries de 10 a 12 repetições.

Exercício 3 para costas

Os pesos devem ser de acordo com o seu nível de força, isso deve ser respeitado em todos os exercícios. Não exagere!

Fonte: Minha Vida

 

 

Visitas no Site

0011788222
HojeHoje248
OntemOntem644
Esta SemanaEsta Semana892
Este MêsEste Mês9087
Todos os diasTodos os dias11788222

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 174 visitantes e Nenhum membro online

7 atitudes que
A cada dia ouvimos ...
8 receitas para
Quando o assunto ...
Alimentos ricos
O ferro é um ...
Banha de porco
A gordura gera ...
Diabetes:
O diabetes é ...
'Era como um
A minha vida passou ...
DIGA NÃO.
O cristão ...
#Arte: Design
O design é a ...
#Arte: Música
Este graduado pode ...
#Beleza:
O cabeleireiro ...