• Prev
Três Rios/RJ - A Igreja Assembleia de Deus de Cantagalo, realizou, nos dias 07 ...
Paraíba do Sul | Três Rios/RJ: No último domingo, 09 de dezembro de 2018, ...
Paraíba do Sul/RJ - Servindo ao Senhor e Caminhando Junto a Comunidade foi o tema ...
Paraíba do Sul/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Bela Vista realizou, no ...
Rede Vipgospel - todas logos

O bruxismo é um problema comum, que acomete 20% das pessoas no Brasil, e consiste no reflexo de ranger os dentes de forma involuntária. "A força empregada nesse movimento pode causar sintomas como dor na articulação temporo-mandibular (ATM) e nos dentes e que pode se espalhar para a face, pescoço e cabeça, além do aumento do volume do músculo envolvido na mastigação", explica o odontologista Artur Cerri, consultor científico da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD).

O diagnóstico desse transtorno, no entanto, nem sempre é fácil. De acordo com Cerri, o ranger ocorre normalmente a noite, já que durante o dia a pessoa está constantemente usando a boca para falar, comer e outras atividades. Nesses casos, o paciente chega primeiro com a dor, e o bruxismo acaba sendo uma hipótese levantada depois de várias outras serem descartadas. "É muito comum o parceiro detectar isso quando dorme com a pessoa que tem bruxismo", considera o especialista.

Depois que o problema é identificado, as opções de tratamento variam pouco. "O mais importante é avaliar a condição dos dentes e do esmalte", considera a odontologista Alessandra Rodrigues, dentista da Sorridents e do Instituto Sorridents. Para Cerri, o foco principal dos tratamentos está em tirar o condicionamento de ranger os dentes, o que é feito de formas diferentes nos tratamentos. Entenda melhor como cada tratamento contra bruxismo funciona:

Placas dentárias
As placas dentárias são feitas sob medida para os dentes, normalmente confeccionadas com acrílico ou silicone. As placas ficam posicionadas em torno dos dentes de cima ou embaixo e são feitas a partir de um molde da boca do paciente... "Elas atuam amenizando a dor do paciente e evitando que os dentes se desgastem ou até mesmo quebrem", considera Alessandra.

No entanto, para Cerri sua ação mais importante é quebrar o condicionamento da pessoa de atritar os dentes, por ficar entre eles. "Quando o dente encosta na superfície de acrílico ou silicone a sensação é diferente do atrito com outro dente. Esse estranhamento bloqueia o reflexo de fricção", explica o especialista.

Os pacientes normalmente se adaptam bem às placas, mas a duração do tratamento é indefinida e normalmente mensurada em longo prazo. "Nesse meio tempo, é preciso que a pessoa higienize os dentes e a placa adequadamente, além de evitar perda ou quebra do material, que precisa ser usado toda noite", considera Artur Cerri.

Toxina botulínica
Quando o paciente não se adapta ao tratamento com as placas dentárias, uma segunda opção é o tratamento com a toxina botulínica (conhecida popularmente como botox). "A substância atua reduzindo a força muscular. No caso do bruxismo, ela é aplicada no masseter, o principal músculo da ATM. Sem essa força, ele não consegue friccionar os dentes com a antiga força, o que descondiciona o paciente", explica Cerri.

O efeito da toxina botulínica dura de quatro a seis meses. Depois disso, o paciente é reavaliado e pode ter a substância reaplicada, caso ele continue rangendo os dentes sem ela.

Tratamento para ansiedade
Além desses tratamentos, é muito importante que o paciente busque tratar a causa do seu bruxismo, que normalmente está relacionado à ansiedade. Nesses casos, o odontologista costuma sugerir um acompanhamento psicológico ao paciente. "No entanto, é importante lembrar que sem o tratamento efetivo dos dentes, seja com a placa ou com a toxina botulínica, o paciente não apresentará melhora e pode prejudicar a estrutura de seus dentes", considera Cerri.

Fonte: Minha Vida

Visitas no Site

0011788205
HojeHoje231
OntemOntem644
Esta SemanaEsta Semana875
Este MêsEste Mês9070
Todos os diasTodos os dias11788205

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 159 visitantes e Nenhum membro online

7 atitudes que
A cada dia ouvimos ...
8 receitas para
Quando o assunto ...
Alimentos ricos
O ferro é um ...
Banha de porco
A gordura gera ...
Diabetes:
O diabetes é ...
'Era como um
A minha vida passou ...
DIGA NÃO.
O cristão ...
#Arte: Design
O design é a ...
#Arte: Música
Este graduado pode ...
#Beleza:
O cabeleireiro ...