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As gorduras insaturadas (boas gorduras) se subdividem em gorduras monoinsaturadas (ômega-9) e poli-insaturadas (ômega-3 e ômega-6). O ômega-9 é uma gordura monoinsaturada e recebe essa classificação porque possui uma única dupla ligação de carbono em sua molécula, o que a torna muito mais flexível e fácil de ser metabolizada, diferentemente das gorduras saturadas.

As gorduras, assim como os carboidratos, também são fontes de energia. Antes de abolir de vez a palavra gordura do seu vocabulário e de sua dieta, é preciso compreender melhor o seu papel no organismo. As gorduras possuem funções importantes e fundamentais para a saúde.

Ômega-9: para que serve?

  • Auxilia na produção de hormônios sexuais, como estrogênio e testosterona.
  • Funciona como isolante térmico (proteção contra temperaturas extremas).
  • É co-responsável pela formação das membranas das células.
  • Possui importante papel no transporte e absorção da vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.

As gorduras são divididas basicamente em três grupos, de acordo com a sua estrutura química: gorduras trans, gorduras saturadas e gorduras insaturadas. As gorduras trans são totalmente desnecessárias ao nosso organismo e devem ser evitadas. Já as gorduras saturadas, se consumidas em excesso, são prejudiciais sobretudo para o sistema cardiovascular. As gorduras insaturadas, como o ômega-9, são gorduras saudáveis, pois auxiliam na prevenção das doenças cardiovasculares, ao reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol (LDL) sanguíneo, auxiliando na prevenção da hipertensão arterial, do infarto e do derrame cerebral.

Principais benefícios do ômega-9

  • Proteção cardiovascular, uma vez que previne a oxidação das gorduras.
  • Redução do mau colesterol (LDL) sem diminuir o HDL (bom colesterol).
  • Redução do nível de triglicerídeos no sangue.

Alimentos ricos em ômega-9

Diferentemente do ômega-3 e do ômega-6, que não são produzidos pelo nosso organismo e devem ser ingeridos via dieta, o ômega-9 é produzido fisiologicamente pelo corpo. Além disso, pode-se encontrar ômega-9 facilmente nos alimentos. As principais fontes alimentares de ômega-9 são: azeite de oliva, azeitona, óleo de canola, abacate e oleaginosas (amêndoas, amendoim, castanhas e nozes). Há também suplementos de ômega-9, assim como os de outros ômegas.

Mas, atenção: mesmo possuindo benefícios, o consumo de ômega-9 – como o de qualquer alimento – não deve ser exagerado. O equilíbrio é a chave para a saúde do corpo e da mente.

Com informações de www.natue.com.br

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