Rede Vipgospel - todas logos
  • Prev
Três Rios/RJ – O Asilo Carlota Pereira Louro, realizou, no último ...
Paraíba do Sul/RJ -  A Paixão de Cristo voltou a ser encenada ...
Paraíba do Sul/RJ - O Conselho de Ministros Evangélicos da cidade ...
Levy Gasparian/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Ministério Levy Gasparian, ...

Imagem relacionada

A tireoide é uma glândula com função hormonal, que possui um formato semelhante à borboleta, e está localizada no pescoço, logo abaixo do “pomo de adão”.

É responsável pela produção dos hormônios tireoidianos, conhecidos como T3 e T4, ou triiodotironina e tiroxina, respectivamente. A tireoide é controlada por uma substância chamada TSH, hormônio estimulante da tireoide. Esses hormônios atuam no metabolismo do organismo, como crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, controle do peso, regulação dos ciclos menstruais, além de influenciarem na atividade do sistema nervoso, fertilidade e concentração.

Quais as doenças que afetam a tireoide?

A tireoide pode ser atingida por doenças que modificam sua forma (aumento nodular), sua função (hipertireoidismo e hipotiroidismo) ou até mesmo ambas.

  • Nódulos na tireoide: podem ser únicos ou múltiplos, normalmente são benignos, mas também podem ser malignos, chamados de câncer na tireoide. Normalmente, a presença de nódulos não afeta a produção de hormônios, no entanto, alguns nódulos podem produzir mais hormônios, gerando excesso. A presença de nódulos pode ocorrer devido à presença de alguns fatores, como carência de iodo na dieta ou avanço da idade.
  • Hipotiroidismo: ocorre quando há uma quantidade insuficiente de hormônios tiroidianos no organismo, levando a diversas alterações metabólicas.
  • Hipertireoidismo: é a condição clinica causada pelo excesso de hormônios tiroidianos no organismo, devido ao aumento da produção ou liberação deles.
  • Bócio: é o aumento da glândula tireoide e pode ocorrer devido à presença de nódulos, doenças inflamatórias, pela falta ou excesso de iodo.

Nutrientes importantes para a tireoide

Ter uma alimentação variada e equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo, porém, existem nutrientes específicos que atuam na tireoide. Confira:

  • Zinco: Ajuda a manter o equilíbrio dos hormônios tiroidianos. Fontes alimentares: peixes, frutos do mar, carnes, leguminosas sementes, cereais e grãos integrais.
  • Selênio: nutriente com ação antioxidante e essencial para a conversão de T4 em T3. Fontes: oleaginosas, principalmente a castanha-do-Pará.
  • Iodo: estimula a produção dos hormônios tiroidianos, sendo o principal
    componente deles. Principais fontes: sal iodado, frutos do mar, peixes de água salgada, frutas e vegetais (dependendo do teor no solo). Em casos de alteração na função da tireoide decorrente da deficiência de iodo, é indicado evitar o consumo excessivo da soja e vegetais verde escuros, pois comprometem a função dos hormônios tireoidianos.
  • Manganês: regulação da glândula tireoide, ele é precursor da síntese de um fator substancial para a formação dos hormônios tiroidianos. Fontes: carne vermelha, nozes, sementes e grãos integrais.

Para manutenção da saúde da tireoide, é importante se alimentar corretamente, manter o peso adequado e praticar exercícios físico. Os distúrbios da tireoide podem ser diagnosticados através de exame de sangue e exames de imagem, como ultrassom, por isso, é indicado consultar um médico periodicamente.

Com informações de www.natue.com.br

Visitas no Site

0011947416
HojeHoje1634
OntemOntem352
Esta SemanaEsta Semana5146
Este MêsEste Mês31659
Todos os diasTodos os dias11947416

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 506 visitantes e Nenhum membro online

7 atitudes que
A cada dia ouvimos ...
8 receitas para
Quando o assunto ...
Alimentos ricos
O ferro é um ...
Banha de porco
A gordura gera ...
Diabetes:
O diabetes é ...
'Era como um
A minha vida passou ...
DIGA NÃO.
O cristão ...
"JESUS ME
Jesus mudou a minha ...
#Arte: Design
O design é a ...
#Arte: Música
Este graduado pode ...