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A tireoide é uma glândula com função hormonal, que possui um formato semelhante à borboleta, e está localizada no pescoço, logo abaixo do “pomo de adão”.

É responsável pela produção dos hormônios tireoidianos, conhecidos como T3 e T4, ou triiodotironina e tiroxina, respectivamente. A tireoide é controlada por uma substância chamada TSH, hormônio estimulante da tireoide. Esses hormônios atuam no metabolismo do organismo, como crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, controle do peso, regulação dos ciclos menstruais, além de influenciarem na atividade do sistema nervoso, fertilidade e concentração.

Quais as doenças que afetam a tireoide?

A tireoide pode ser atingida por doenças que modificam sua forma (aumento nodular), sua função (hipertireoidismo e hipotiroidismo) ou até mesmo ambas.

  • Nódulos na tireoide: podem ser únicos ou múltiplos, normalmente são benignos, mas também podem ser malignos, chamados de câncer na tireoide. Normalmente, a presença de nódulos não afeta a produção de hormônios, no entanto, alguns nódulos podem produzir mais hormônios, gerando excesso. A presença de nódulos pode ocorrer devido à presença de alguns fatores, como carência de iodo na dieta ou avanço da idade.
  • Hipotiroidismo: ocorre quando há uma quantidade insuficiente de hormônios tiroidianos no organismo, levando a diversas alterações metabólicas.
  • Hipertireoidismo: é a condição clinica causada pelo excesso de hormônios tiroidianos no organismo, devido ao aumento da produção ou liberação deles.
  • Bócio: é o aumento da glândula tireoide e pode ocorrer devido à presença de nódulos, doenças inflamatórias, pela falta ou excesso de iodo.

Nutrientes importantes para a tireoide

Ter uma alimentação variada e equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo, porém, existem nutrientes específicos que atuam na tireoide. Confira:

  • Zinco: Ajuda a manter o equilíbrio dos hormônios tiroidianos. Fontes alimentares: peixes, frutos do mar, carnes, leguminosas sementes, cereais e grãos integrais.
  • Selênio: nutriente com ação antioxidante e essencial para a conversão de T4 em T3. Fontes: oleaginosas, principalmente a castanha-do-Pará.
  • Iodo: estimula a produção dos hormônios tiroidianos, sendo o principal
    componente deles. Principais fontes: sal iodado, frutos do mar, peixes de água salgada, frutas e vegetais (dependendo do teor no solo). Em casos de alteração na função da tireoide decorrente da deficiência de iodo, é indicado evitar o consumo excessivo da soja e vegetais verde escuros, pois comprometem a função dos hormônios tireoidianos.
  • Manganês: regulação da glândula tireoide, ele é precursor da síntese de um fator substancial para a formação dos hormônios tiroidianos. Fontes: carne vermelha, nozes, sementes e grãos integrais.

Para manutenção da saúde da tireoide, é importante se alimentar corretamente, manter o peso adequado e praticar exercícios físico. Os distúrbios da tireoide podem ser diagnosticados através de exame de sangue e exames de imagem, como ultrassom, por isso, é indicado consultar um médico periodicamente.

Com informações de www.natue.com.br

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