• Prev
Três Rios/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Central - Ministério Três ...
Paraiba do Sul/RJ - Entre os dias 08 e 10 de setembro de 2018, a Igreja ...
Três Rios/RJ -  Com uma programação especial, louvores e ...
Três Rios/RJ - A Primeira Igreja Batista de Três Rios, promoveu dia ...
Rede Vipgospel - todas logos

O trabalho desse profissional da saúde é cuidar do equilíbrio emocional e tratar doenças como a depressão e a esquizofrenia.

Área da Medicina responsável por diagnosticar, estudar e tratar doenças mentais, a Psiquiatria tem lutado contra o preconceito da sociedade. Para os que ainda pensam que a Psiquiatria está associada apenas à loucura, é importante saber que boa parte da população mundial já apresentou distúrbios psíquicos ao longo da vida.

Em países subdesenvolvidos, que vivem em instabilidade financeira e com índices de violência cada vez maiores, doenças como a depressão estão se tornando comuns. Conforme levantamento da Organização Mundial da Saúde, cerca de 20% da população apresenta quadros depressivos em algum momento da vida. Estima-se que em 2020, a depressão será o segundo maior problema de saúde no mundo, só perdendo para as doenças cardíacas. Portanto, não faltará trabalho para o psiquiatra.

Apto a diagnosticar e tratar doenças como esquizofrenia, transtornos obsessivo-compulsivos, doenças do pânico e anorexia, ele pode trabalhar como psiquiatra clínico ou psicoterapeuta. As duas atividades se diferenciam pela forma de tratamento – a primeira atua mais a curto prazo, enquanto a segunda soma a Psicologia e a Psiquiatria para tratar o paciente por um período prolongado.

Após concluir o bacharelado em Medicina e os dois ou três anos de residência médica, o profissional pode optar pela especialização como psiquiatra clínico ou psicoterapeuta (trabalhando em clínicas e hospitais), como psiquiatra forense (assinando laudos e cuidando de outras atividades dentro da Medicina Legal) e como psiquiatra da infância e da adolescência.

Com a obrigatoriedade de os planos de saúde darem cobertura em casos de doença mental, a partir de janeiro de 1998, o mercado melhorou no Sul e Sudeste do país. Nas outras regiões, as opções são escassas, restringindo-se a alguns hospitais públicos.

Mercado

Em alta. O governo federal exige, desde janeiro de 1998, que os convênios médicos dêem cobertura aos problemas ligados à saúde mental. Isso contribuiu para melhorar o campo de trabalho desse profissional, principalmente no Sul e Sudeste do país.

Opções de trabalho

• Atuar em clínicas e hospitais públicos ou privados; dedicar-se à psiquiatria forense.
• Trabalhar em consultório próprio, como psicoterapeuta.
• Especializar-se no atendimento a crianças e adolescentes.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 2 ou 3 anos de residência em Psiquiatria.

Fonte: www.coladaweb.com

Visitas no Site

0011745162
HojeHoje94
OntemOntem397
Esta SemanaEsta Semana491
Este MêsEste Mês7961
Todos os diasTodos os dias11745162

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 165 visitantes e Nenhum membro online