Rede Vipgospel - todas logos
VIP JOVEM (Santidade, Relacionamento, Guia Profissional e Drogas)
  • Prev
Existem dois extremos prejudiciais na caminhada cristã: a religiosidade e a libertinagem. ...
Como cristão, você deve sempre pedir orientação a Deus antes de ...
Entorpecentes sempre foram um meio de aproximação de algum falso deus. Ap 22.14-15 ...
O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ...

Resultado de imagem para batendo martelo de juiz

A profissão de juiz atrai candidatos que buscam altos salários e estabilidade. Veja o que estudar para construir uma carreira nesta área tão disputada!

O juiz desempenha papel extremamente importante na sociedade. Ele tem a função de analisar e julgar processos, tomando decisões que impactam diretamente a vida das pessoas ou empresas envolvidas em cada caso. Por ser um cargo de grande responsabilidade, é exigida sólida formação acadêmica e experiência profissional para exercê-lo.

Quem pretende seguir a carreira de juiz precisa se formar em Direito, trabalhar um tempo na área jurídica e depois se candidatar a uma vaga em concurso público. Ao todo, são necessários pelo menos oito anos de preparação para ingressar nesta carreira.

A dedicação, no entanto, vale muito a pena! Os salários dos juízes estão entre os mais altos do País. A profissão conta com estabilidade e grande reconhecimento. Os juízes podem ainda planejar a carreira e buscar progressão à medida que adquirem experiência, ocupando postos com mais responsabilidade ou conseguindo transferência para cidades maiores.

Conheça melhor esta profissão, confira a formação necessária e o que mais você deve fazer para virar juiz!

A carreira de juiz

No Brasil, o juiz é um funcionário público estadual ou federal, dependendo do cargo que ocupa. Ele pode atuar na justiça especializada, como a trabalhista, a eleitoral e a militar, ou ainda na justiça comum. Sua rotina de trabalho envolve a análise de processos, tomada de decisões, emissão de despachos, realização de audiências e atendimento de advogados.

Este profissional pode trabalhar em diversas áreas de atuação, as chamadas “varas”. Nas cidades menores é comum existir uma única vara, que reúne diferentes tipos de ação. Nas cidades maiores há varas específicas para receber cada tipo de processo. As varas da Infância e Juventude, Cível, de Família e Criminal são alguns exemplos.

Embora a remuneração dos juízes seja bastante atraente, com salários iniciais de R$ 20 mil, em média, a profissão exige bastante dedicação, atenção e discernimento. Há um número excessivo de processos que aguardam julgamento no País, sobrecarregando o trabalho nesta área, em todas as esferas processuais. Outra questão é a responsabilidade de decidir e proferir sentenças em meio a conflitos de interesses. Muitas vezes a tarefa de julgar os fatos apresentados resulta em grande pressão emocional para os juízes. Por isso é importante ter certo preparo e bagagem profissional para ingressar nesta carreira.

O que é preciso fazer para virar juiz

Confira o passo a passo para ingressar nesta profissão:

  • Em primeiro lugar, você deve fazer um curso superior de Direito.
  • Depois de formado, precisa acumular três anos de experiência profissional na área jurídica.
  • Por último, deve prestar um concurso público.

É um longo caminho. Cinco anos de graduação, três de trabalho e mais um tempinho para conseguir passar no concurso para uma vaga de juiz. O exame é composto por provas orais e escritas sobre matérias do Direito.

Depois de conseguir aprovação no concurso público, o candidato ainda precisa frequentar uma escola de magistratura para aprender os aspectos técnicos da profissão e desenvolver competências específicas.

No início da carreira, o profissional ocupa o cargo de juiz substituto. Ele atua em cidades menores, ao lado de um juiz titular, para adquirir experiência. Só depois de dois anos nesta função é que pode buscar uma transferência para cidades maiores, até ser promovido a Juiz de Direito.

O curso de Direito

A formação em Direito é a base essencial para a construção da carreira de juiz. Atualmente é um dos cursos superiores mais procurados do País. Há cerca de 1,3 mil graduações em Direito reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em faculdades públicas e privadas de todo o Brasil.

Esse bacharelado tem duração de cinco anos e acontece de forma presencial. Algumas faculdades oferecem Direito em período integral. É uma graduação que exige bastante leitura e apresentação de trabalhos. Nos primeiros semestres, os alunos estudam a fundo disciplinas das Ciências Humanas, como Sociologia e Ciência Política.

A partir do terceiro ano, entram no currículo disciplinas sobre as diferentes áreas do Direito, como Civil, Penal, Empresarial e Trabalhista.

São comuns também atividades práticas ao longo da formação, nas quais os alunos atuam como juízes ou advogados em julgamentos simulados.

É necessário fazer estágio e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da graduação.

Onde estudar para virar juiz

Não vai ser difícil encontrar uma faculdade onde fazer o curso de Direito. A graduação está disponível em mais de mil instituições pelo Brasil afora!

Com tanta opção, fica até difícil escolher. Mas de uma coisa você não pode abrir mão: a faculdade precisa ter o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Sem isso, seu diploma não terá validade legal e não poderá ser usado para seguir a carreira de juiz.

Para que você não se perca nesse mar de faculdades de Direito, selecionamos algumas que têm o reconhecimento do MEC. Além disso, todas trabalham com facilidades como ProUni, FIES, bolsas de estudos, parcelamento das mensalidades, convênios e descontos variados. Confira:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Educacional (presencial)
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
  • Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo

Com informações de www.guiadacarreira.com.br

Visitas no Site

0013266541
HojeHoje544
OntemOntem292
Esta SemanaEsta Semana2001
Este MêsEste Mês5645
Todos os diasTodos os dias13266541

Who's Online

Temos 228 visitantes e Nenhum membro online