• Prev
Três Rios/RJ - A Igreja Assembleia de Deus Central - Ministério Três ...
Paraiba do Sul/RJ - Entre os dias 08 e 10 de setembro de 2018, a Igreja ...
Três Rios/RJ -  Com uma programação especial, louvores e ...
Três Rios/RJ - A Primeira Igreja Batista de Três Rios, promoveu dia ...
Rede Vipgospel - todas logos

O design é a palavra em inglês para desenho. A função do bacharel em Design é criar e desenvolver projetos gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidas em grande escala.

Na área gráfica, cria logotipos, define a formatação das páginas de uma publicação, como jornais e revistas, definindo o tipo e o tamanho das letras e a disposição das imagens.Pode trabalhar em meio digital, desenvolvendo interfaces para sites, games e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Neste caso, atua em editoras, agências de publicidade, birôs de computação gráfica e produtoras de mídia digital. Em desenho industrial, o campo é muito amplo.

O profissional trabalha com produtos de consumo, como eletrodomésticos, mobiliário, lustres, vestuário e jóias. Ou na fabricação de instrumentos e equipamentos médico-odontológicos, como camas para hospitais e instrumentos para dentistas. Pode desenhar, ainda, peças da construção civil, como azulejos e cerâmicas. Por fim, o designer trabalha no setor de máquinas e equipamentos, desenhando peças a serem usadas pelas fábricas em seus processos de produção.

Seja qual for o campo de atuação, fazem parte da preocupação desse profissional garantir a funcionalidade do objeto e a viabilidade econômica e industrial de sua fabricação. Dependendo da área de atuação, o designer convive no dia a dia com arquitetos, profissionais de marketing, jornalistas, editores, engenheiros e especialistas em informática. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.

Olá! Hoje vamos conhecer as diversas profissões que existem na área do DESIGN! Confira aqui tudo sobre o assunto e escolha a sua área favorita!

 DIFERENTES CAMINHOS PARA O DESIGN

Além das ênfases mais comuns para o design, como industrial, produto e gráfico, algumas escolas oferecem cursos – tanto bacharelados como tecnológicos – em áreas mais específicas, como Gemologia/ Design de Joias (Ufes, IED São Paulo e Fac. Cambury-GO), e Animação (Univille, ESPM Rio Belas Artes, UVA-RJ e Univ. Anhembi Morumbi). Outras oferecem enfoque específico em design digital. A UFPR tem bacharelado em Expressão Gráfica, com foco na utilização de novas tecnologias, como softwares de modelagem 2D/3D, prototipagem rápida e modelagem virtual.

 MERCADO DE TRABALHO

O design é fator essencial para a indústria, principalmente para aquelas que exportam seus produtos. Tanto é que o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) lançou há mais de dez anos o Programa Brasileiro do Design, com o objetivo de promover o desenvolvimento dessa área. Essa realidade dá ao mercado de trabalho para bacharéis e tecnólogos grande potencial de crescimento.

Um espaço importante é o das incubadoras de projetos, independentes ou ligadas a universidades, como o Cietec (USP) e a Inova (Unicamp). A recente crise econômica enfrentada pelo país reduziu a procura pelo profissional, mas é possível encontrar oportunidades pontuais na indústria, especialmente as exportadoras, que sempre carecem de inovação. “Nas áreas digital e de finalização, a concorrência é menor, diz André Poppovic, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Design. Isso pode aumentar as chances de se conseguir trabalho.

As principais oportunidades estão nas regiões mais industrializadas do país, cada uma delas com sua especificidade: no Sudeste, indústrias em geral e, principalmente, os parques gráficos. No Sul, a indústria moveleira reúne os maiores empregadores, e, no Norte, a Zona Franca de Manaus. Este mercado apresenta uma peculiaridade que expande os nichos de trabalho: é possível oferecer serviço a distância, como autônomo.

 CURSO

O currículo do bacharelado é generalista e traz disciplinas das áreas gráfica e de produto. Assim, o aluno estuda desenho técnico, informática, ergonomia, protótipos, ilustração, modelagem 3D, fotografa, marketing e design, estética, processos gráficos e design gráfico. Alguns cursos se direcionam para uma ênfase específica, como desenho industrial, projeto de produto ou design gráfico. Outros se voltam para um determinado setor, como games, moda e interiores (veja verbetes a seguir). O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Como todos os cursos tecnológicos, estes também são voltados para uma atividade específica do designer, e isso define a grade curricular de cada um. Na área de design gráfico e digital, além de aprender a lidar com tipologia e diagramação, ele tem boa carga de aulas de softwares. Em design de produto, a grade curricular tem foco em disciplinas como ergonomia e tecnologia de materiais. Para se formar é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Atenção: assim como ocorre com os bacharelados, algumas escolas oferecem formação específica em determinadas áreas, como joias, ilustração e animação digital e projetos de edifícios.


    O QUE VOCÊ PODE FAZER:

Desenho industrial

- Desenhar automóveis, máquinas e equipamentos industriais.

Design digital

- Projetar e desenvolver interface para mídias digitais, como páginas para a internet.

Design de embalagens

- Projetar embalagens adequadas aos produtos, considerando o apelo visual.

Design gráfico

- Criar e reformular o aspecto visual e gráfico de publicações impressas, como jornais, revistas, livros e folhetos.

Programação visual

- Criar logotipos e marcas para produtos e serviços. produzir vinhetas para a TV e peças de publicidade.

Projeto de produto

- Desenhar objetos, móveis e utensílios para produção em escala industrial, definindo aspectos estéticos e funcionais. Pesquisar e desenvolver materiais e tecnologias de fabricação.

Gestão de produto

- Gerenciar linhas de produtos em grandes fabricantes.

Animação

- Elaborar projetos de animação em 2D e 3D para publicidade e games, entre outros, desenvolvendo argumentos e roteiros. Atuar na direção de arte, desenho e design de personagem.

Design de jóias

- Desenvolver coleções de joias e acessórios para empresas de grande porte ou confeccioná-las de forma artesanal.

E aí, já escolheu qual área do DESIGN mais combina com você?

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

Visitas no Site

0011745141
HojeHoje73
OntemOntem397
Esta SemanaEsta Semana470
Este MêsEste Mês7940
Todos os diasTodos os dias11745141

Siga-nos no Facebook

Usuários Online

Temos 87 visitantes e Nenhum membro online