Rede Vipgospel - todas logos
  • Prev
Três Rios/RJ - A Igreja Batista Peniel, realizou, no dia 10 de Agosto, o ...
Vassouras/RJ - Nos dias 10 a 12 de Agosto, a Igreja Evangélica Shekinah, comemorou ...
Paraíba do Sul/RJ - Na última sexta-feira (09) deste mês, aconteceu na ...
Três Rios/RJ - No último sábado (3), aconteceu, na Igreja ...

Resultado de imagem para pessoa louvando

Vamos começar este artigo em Tiago 5:13. Ali podemos ler:

“Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.”

A vida tem momentos de felicidade e momentos de aflição (veja também Eclesiastes 3:1, 4). Em tempos de aflição a Palavra diz para orar, enquanto que em momentos de felicidade ela diz para cantar louvores ao Senhor. Fiquei surpreso recentemente, quando eu descobri o quanto há na Bíblia sobre o louvor (falar bem de Deus, O exaltando) e canto para Deus. Na verdade, um livro inteiro da Bíblia - um dos maiores e mais amados - é chamado de Salmos, que eu traduziria como músicas para Deus. Eu gostaria neste artigo de dar uma olhada no louvor, cânticos e algumas das referências na Palavra sobre isso.

Louvor no Antigo Testamento

Há tanto sobre louvor e canto a Deus no Antigo Testamento que é difícil decidir por onde começar.A primeira ocorrência da palavra “louvor”está em Gênesis 29:35, no nascimento de Judá, da tribo onde o Senhor veio. Ali podemos ler:

Gênesis 29:35
“E concebeu[Lia] outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá”.

Daí em diante, há mais 260 ocorrências da palavra “louvor” e cerca de 180 da palavra “cantar”.

Indo em algumas dessas ocorrências, vemos por exemplo, que uma das tarefas dos levitas era louvar o Senhor. De fato, a uma parte deles foi atribuída apenas esta tarefa:

I Crônicas 23:3-6
“E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens. Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do SENHOR, e seis mil oficiais e juízes, e quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.”

E também

I Crônicas 16:4-6
“E pôs[Davi] alguns dos levitas por ministros perante a arca do SENHOR; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao SENHOR Deus de Israel. Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos; Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.”

Avançando, no livro dos Salmos vamos encontrar muitas outras passagens que se referem a louvar e cantar para Deus. A lista é grande e, portanto, tive de me limitar a apenas algumas das referências:

Salmos 21:13
“Exalta-te, SENHOR, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.”

Salmos 22:23
“Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o”

Salmos 28:7
“O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.”

Salmos 30:4
“Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.”

Salmos 33:2
“Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas.”

Salmos 50:23
“Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará”

Salmos 57:9
“Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.”

Salmos 63:3
“Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.”

Salmos 63:5
“A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios.”

Salmos 67:3
“Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.”

Salmos 68:4
“Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é SENHOR, e exultai diante dele.”

Salmos 86:12
“Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.”

Salmos 106:1
“Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”

Salmos 118:28
“Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.”

Salmos 117:1
“Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos.”

Salmos 139:14
“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito;”

Salmos 147:1
“Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor.”

Salmos 150
“Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.”

Jeremias 20:13
“Cantai ao SENHOR, louvai ao SENHOR; pois livrou a alma deste necessitado da mão dos malfeitores.”

Como eu disse, estes são apenas uma seleção de passagens, sobre louvar a Deus e cantar para Ele. Existem muitas outras também. O salmo 148, por exemplo, relata toda a criação O louvando:

Salmos 148
“Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; Moços e moças, velhos e crianças. Louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao SENHOR.”

Também em Isaías 43:19-21
o Senhor disse: “Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito. A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão.”

O homem e os anjos, o sol e a lua, a terra e as estrelas, toda a criação, louva ao Senhor.“Pois Ele ordenou e eles foram criados”. Nenhum de nós estaria aqui hoje se Deus não tivesse ordenado isso. Vemos a criação, o sol e a lua, as estrelas e a natureza, porque Deus ordenou e eles foram criados. Sim, iremos declarar o Seu louvor! Sim, vamos louvar ao nosso Criador! Como o Salmo 150 diz: “Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.”

Louvor no Novo Testamento

Claro que cantar e louvar não é um assunto apenas do Antigo Testamento. Na verdade, no Novo Testamento, com a vinda do Espírito Santo, mais uma forma de cantar a Deus foi adicionada: o canto em espírito. Na verdade, lemos em 1 Coríntios 14:

1 Coríntios 14:14-17
“Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora também, mas o meu entendimento fica sem fruto.Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. De outra maneira, se tu bendizeres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.”

Além de cantar com o entendimento há também a cantar com o espírito que é o falarem línguas. Eu sei que há um debate na igreja sobre o falar em línguas e as manifestações do espírito em geral. Eu não quero abrir esse debate aqui. Se você acredita que Jesus é Senhor e Deus o ressuscitou dentre os mortos você é meu irmão tanto se você fala em línguas ou não. O que eu quero fazer aqui é dizer honestamente o que eu vejo a Palavra de Deus dizendo. E o que eu vejo é que eu posso cantar com o meu entendimento e eu posso cantar com o meu espírito também, através do falar em línguas.

Avançando em nosso assunto, Colossenses e Efésios nos dizem:

Colossenses 3:16
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”

Também em Efésios 5:18-20
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;”

Salmos e hinos podem até ser um meio de ensinar e admoestar uns aos outros e a instrução da Palavra é cantar e fazer melodia em nossos corações para ele.

Jesus e seus discípulos costumava cantar hinos em suas reuniões. Vemos isso em Mateus 26:30:

Mateus 26:30
“E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.”

Cantar e louvar a Deus não é uma atividade do passado. Em vez disso, é uma atividade para todas as idades, para toda a criação e isso nunca vai cessar.“Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR.Louvai ao SENHOR.”

Com informações de www.jba.gr

Visitas no Site

0012118654
HojeHoje164
OntemOntem1281
Esta SemanaEsta Semana1398
Este MêsEste Mês25597
Todos os diasTodos os dias12118654

Siga-nos no Facebook

Who's Online

Temos 97 visitantes e Nenhum membro online

01 de Setembro
"Quem ama o ...
03 de Agosto de
"Revesti-vos, pois, ...
05 de Outubro de
"Toda a Escritura ...
06 de Agosto de
"Vai ter com a ...
06 de Julho de
"E o testemunho ...