Rede Vipgospel - todas logos
VIP JOVEM (Santidade, Relacionamento, Guia Profissional e Drogas)
  • Prev
Existem dois extremos prejudiciais na caminhada cristã: a religiosidade e a libertinagem. ...
Como cristão, você deve sempre pedir orientação a Deus antes de ...
Entorpecentes sempre foram um meio de aproximação de algum falso deus. Ap 22.14-15 ...
O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ...

Carta aberta aos pais

Uma pergunta que invariavelmente replica na mente dos pais, é: Como proteger os filhos da influência do mal no mundo que vivemos? Ou como prepara-los para trabalhar para o Reino de Deus? Ser abençoado pela graça de ter um filho ou filha Pastor(a), Missionário(a)?

Oramos por eles e os levamos à igreja, mas especialmente nas últimas décadas, constatamos um vastíssimo, sincronizado e organizado sistema de crenças investindo e envolvendo no aspecto característico contemporâneo, a atraente tecnologia da informação que chega a nossos filhos, dentro de nossas casas. Nossas crianças são expostas diariamente a doutrinas antibiblicas de variadas formas, discretas heresias que conflitam a fé genuína e que, sinceramente, nos leva a refletir sobre a suficiência do ensino que damos a elas. 

Em uma outra visão, percebemos, as vezes que nossos filhos demonstram aptidão a algum dom especifico e sentimos desejo de incentiva-los. Primeiramente, é importante desmembrar de nosso enfoque, a ideia de que apenas a explanação de histórias bíblicas a nossos filhos, blindam suas vidas dos agentes do mal. O princípio de Deus é que proclamemos seus princípios, sendo o primeiro, a proclamação do Evangelho, a divulgação das Boas Novas! A Bíblia que temos em mãos não apresenta apenas informação sobre a revelação de Deus aos Homens, mas propicia, transformação de suas vidas! 

O livro de Deuteronômio 6:6-7, apresenta os pais como responsáveis pela educação dos filhos, mas nos dias em que a velocidade de informação já alcança crianças de dois anos, deve-se cuidar para que nossos filhos recebam a fiel ministração e pratica da Palavra de Deus, quando oferecida sob embasamento bíblico. Há muito a ser dito sobre isso. Afinal, dois crentes não acreditam na mesma coisa, embora possam ter muito em comum.

O comum pode ser vivido e expresso junto em rituais e na recontagem das histórias, mas o privado pertence à oração e ao pensamento. Nossos filhos precisam ser levados a uma contemplação e comunhão pessoal com Deus de forma sistemática. Crianças não apenas reacionam questões investigativas sobre Deus, morte, justiça e injustiça, mas que também gostariam de pensar sobre essas questões e iniciar uma conversa sincera a respeito.

Mas, quais deveres ou papéis os educadores têm agora no novo desenvolvimento do processo da identidade da fé de nossos filhos? Em primeiro lugar, sua tarefa é criar um clima e ambiente, que desafia as crianças para conversas teológicas. Além disso, os educadores têm uma condição criativa, acompanhando, apoiando e estimulando-o no conhecimento de Deus. Educadores cristãos qualificados detém didática de transferência no conceito de teologia infantil. Priorizam as crianças e seu desenvolvimento na reprodução da Teologia, adequando-a na construção de sua própria história de fé e identidade em seu curso de vida. Não como um processo individual, mas como um evento que ocorre em contato direto com educadores, outras crianças e adultos, que juntos mergulham no conhecimento do Deus revelado pela Bíblia.

Quando tornamos as tarefas e papéis dos educadores em relação à teologia infantil tão mais concretas quanto possível indicar, cria-se um ambiente de aprendizagem rico e desafiador. Trata-se de colocar as crianças em contato com a própria ideia do Cristianismo. Assim, o pensamento e a ação desenvolvidos sob o título de teologia infantil contém uma base ampla, pois contam com o apoio da pedagogia educacional e da pedagogia da religião.

As crianças de nossa geração, desejam desenvolver-se naturalmente, sem imposições e o pensamento físico, intelectual, social, afetivo, moral e espiritual, precisam ser construídos em interação com seus meios sociais, materiais e ambiente cultural, não fora, alheio a estes. Nele, eles se apropriam ativamente de conhecimentos, habilidades e atitudes, desenvolvendo competências, aumentando-as de forma a encontrarem-se dentro do glorioso plano de Deus para cada uma delas.

Entre outras coisas, surgirá uma das competências mais importantes: O encontro e desenvolvimento de seu dom natural e espiritual. Insights sobre pensamento e linguagem em crianças e "a zona de desenvolvimento imediato" para a teoria de Vygotsky agora têm a primazia. Assim, acontece que quando as crianças recebem orientação apropriada de desenvolvimento, elas serão capazes de muito mais do que se pensa ser possível nas teorias de fase. Nesse viés, o Curso AlfaJP entende que, o que interessa não é desdobrar-se sobre as dificuldades de uma criança, mas suas diferenças, que se traduzem mais ricas para o aprendizado do que suas semelhanças. 

A Teologia infanto juvenil, mostra que, por meio de uma abordagem didática de símbolos combinada com aprender a refletir (teologizar), é possível levar a criança a obter percepções surpreendentes no campo da religião, na compreensão da linguagem e construção de sua própria narrativa religiosa. Acontece quando, respeitando seus limites, crianças que são, já se torna possível, para elas, dar sentido às metáforas bíblicas e inventá-las por si mesmo. A Teologia é enfatizada tão fortemente à indissolubilidade da fé mas também da razão, de pensar em vez de forçar absorção de conceitos obrigatórios.

Esta é a proposta do Curso AlfaJP; oferecer um embasamento seriado e rigorosamente estruturado nas Escrituras sagradas. A compartilhar o conhecimento bíblico ordenado, nos colocamos à disposição para maiores informações.


Em Cristo
Prof. Percida R. Couto da Costa

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

Has no connect to show!

Has no connect to show!

Has no connect to show!

Anúncio 03

MÍDIA

Letra e música: ouça ...

A cantora Julia ...

A Deezer BR comemora 4 anos ...

A plataforma de ...

"Lugar Secreto" de Gabriela ...

O video oficial da ...

Visitas no Site

0012594217
HojeHoje169
OntemOntem698
Esta SemanaEsta Semana3174
Este MêsEste Mês19759
Todos os diasTodos os dias12594217

Who's Online

Temos 200 visitantes e Nenhum membro online