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O ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, já que participa da divisão celular e da formação de células de sangue na medula óssea, protege o coração, previne o surgimento de doenças neuropsicológicas, e ainda atua na formação do tubo neural do feto.

No entanto, por medo de engordar, algumas mulheres deixam de consumi-lo. Afinal, ácido fólico engorda? Não engorda, já que é uma vitamina e não possui calorias. Além disso, por ser hidrossolúvel (solúvel em água), o ácido fólico não é armazenado pelo organismo, ou seja, mesmo que consumido em excesso, é eliminado através da urina.

A falta de ácido fólico no organismo pode causar diminuição do apetite e problemas gastrintestinais como diarreia, que podem levar a perda de peso, além de outras consequências graves para o sistema nervoso, entre outros. Portanto, ao corrigir esta deficiência, estes sintomas também são corrigidos, restabelecendo o equilíbrio do organismo e seu peso normal, mas isto não significa que o contrário seja verdadeiro, ou seja, ácido fólico não engorda. Inclusive, assim como todas as vitaminas do complexo B, o ácido fólico é importante para o metabolismo e deve estar em níveis adequados para quem deseja emagrecer.

Ácido fólico na gravidez

O ácido fólico na gestação é de grande importância para o desenvolvimento do feto e formação do tubo neural. Também é de grande importância seu consumo nos últimos meses que antecedem a gravidez, para de diminuir risco. Nesse período, o consumo dietético do ácido fólico muitas vezes é insatisfatório, pois as necessidades nutricionais da mulher se elevam, sendo recomendada a suplementação.

Como alternativa para minimizar problemas que ocorrem na gestação, recomenda-se a suplementação do ácido fólico antes da gravidez como prevenção. Ele pode ser encontrado de duas formas: como folato, presente naturalmente nos alimentos, ou como ácido fólico sintético, utilizado em medicamentos.

Alimentos ricos em ácido fólico

Os principais alimentos que contêm ácido fólico são:

  • Fígado bovino
  • Feijões
  • Vegetais verde-escuro, como espinafre, brócolis, escarola e aspargo
  • Grão-de-bico e lentilha
  • Laranja e abacate

Dê preferência ao consumo dos vegetais crus, pois durante a cocção há uma perda significativa de ácido fólico, que é muito sensível a processos térmicos, mudanças de temperatura e umidade.

Com informações de www.natue.com.br

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