Rede Vipgospel - todas logos
  • Prev
Três Rios/RJ - A Igreja Batista Peniel, realizou, no dia 10 de Agosto, o ...
Vassouras/RJ - Nos dias 10 a 12 de Agosto, a Igreja Evangélica Shekinah, comemorou ...
Paraíba do Sul/RJ - Na última sexta-feira (09) deste mês, aconteceu na ...
Três Rios/RJ - No último sábado (3), aconteceu, na Igreja ...

Resultado de imagem para cogumelos

Shitake, shimeji, champignon e companhia são reverenciados na África e na Ásia há milênios por seu sabor ora marcante, ora delicado, e textura única. Quem inclui algum fungo comestível no prato ganha também nutrientes.

“Os cogumelos no geral são alimentos com boas quantidades de proteína e fibras alimentares. Destacam-se também por terem boa quantidade de vitaminas do complexo B e do mineral fósforo, além de substâncias antioxidantes”, comenta Bianca Vieira de Souza, da Estima Nutrição.

Um dos principais destaques aqui é a betaglucana, a mesma fibra valiosa que está na aveia. Combinadas com as proteínas, as fibras promovem saciedade, o que contribui para a perda e manutenção do peso ideal. Outra vantagem é que os cogumelos quase não possuem gordura, uma boa para quem precisa diminuir o consumo de lipídios.

As quantidades exatas variam de acordo com a espécie, mas, no geral, são cerca de 50 calorias em cada porção de 100g e menos de 1g de gordura na mesma quantidade. “Todos os cogumelos tem composição similar, com uma pequena diferença entre os nutrientes, por isso é importante variar os tipos ao consumir”, explica Bianca.

Prevenir doenças
Os tais antioxidantes ajudam a reduzir o dano causado pelos radicais livres às células do corpo. Essas moléculas são produzidas pelo organismo normalmente, mas, quando ultrapassam níveis normais, estão ligadas ao surgimento de doenças como o câncer.

Estresse, poluição, gorduras saturadas em excesso e cigarro são alguns dos fatores que fazem o nível de radicais livres subir – mas isso não quer dizer que ao comer cogumelos você elimina os danos causados por eles, vale destacar.

Ah, e falando em prevenção de doenças, as fibras do cogumelo são importantes para regular o intestino e para manter as defesas do corpo em dia. O sistema imunológico agradece!

Dicas para preparar cogumelos
– Cogumelos absorvem água muito rápido, por isso muitas pessoas optam por não lavar, apenas passar papel toalha e uma escovinha antes de preparar. Como lavar em água corrente é a melhor maneira de eliminar impurezas, vale dar o banho e secar bastante depois.

– Não deixe por muito tempo no fogo alto. Estudos mostram que as maneiras mais saudáveis para absorver os nutrientes do cogumelo são refogando por seis minutos a uma temperatura de 100°C ou cozinhando em água.

– Não despreze o talo – boa parte das fibras está lá.

– Para que todos esses benefícios de fato ocorram, é preciso comer entre 250 g e 300g semanalmente.

– Não consuma cogumelos crus. O calor destrói possíveis agentes tóxicos presentes nos fungos.

– Se quiser, pode também assar, colocando seu tipo favorito inteiro no forno pré-aquecido, temperado com azeite, sal e pimenta. Pronto! Agora é só esperar ele ficar macio e dourado.

– Experimente tipos diferentes, descubra seus sabores e aplicações. Eles podem também ser misturados e usados como recheio ou molho em massas, saladas e sanduíches.

Com informações de www.nutricaopraticaesaudavel.com.br

Visitas no Site

0012118664
HojeHoje174
OntemOntem1281
Esta SemanaEsta Semana1408
Este MêsEste Mês25607
Todos os diasTodos os dias12118664

Siga-nos no Facebook

Who's Online

Temos 170 visitantes e Nenhum membro online

7 atitudes que
A cada dia ouvimos ...
8 receitas para
Quando o assunto ...
Alimentos ricos
O ferro é um ...
Banha de porco
A gordura gera ...
Diabetes:
O diabetes é ...
'Era como um
A minha vida passou ...
DIGA NÃO.
O cristão ...
"JESUS ME
Jesus mudou a minha ...
#Arte: Design
O design é a ...
#Arte: Música
Este graduado pode ...