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Ter uma dieta balanceada e saudável é essencial para manter o bem-estar e a qualidade de vida. Durante a infância, quando o corpo está em desenvolvimento, isso é ainda mais significativo. Afinal, os hábitos alimentares que desenvolvemos nesse período nos seguem até a vida adulta e com tempo, fica cada vez mais difícil de mudar, embora não seja impossível.

Assim, a alimentação saudável infantil deve ser um objetivo a ser perseguido por todos os pais. Mas, sabemos que essa não é uma tarefa fácil, já que é preciso competir com a indústria e os apelos da publicidade.

Por isso, separamos 5 dicas para ajudar você a fazer os seus filhos terem hábitos alimentares mais saudáveis. Confira!

1. Deixe apenas os alimentos saudáveis ao alcance das crianças

Muitos pais tentam controlar a alimentação dos filhos, mas deixam biscoitos e guloseimas ao alcance deles. Isso é uma tentação muito grande para a criança e provavelmente em algum momento ela irá desobedecer.

Portanto, não dê essa opção. Deixe apenas opções saudáveis na geladeira, despensa e nos armários. Dessa forma, eles só terão boas opções para escolher.

Quando a criança fizer birra, abra os armários e a geladeira para mostrar que o que ela quer não tem em casa e ofereça as opções de lanche saudáveis disponíveis. Logo, a criança vai entender e se adaptar.

2. Coma alimentos saudáveis na frente do seu filho

Para estimular as crianças a experimentarem novos sabores, uma boa estratégia é dar o exemplo. As crianças aprendem pela observação e repetição do que o adulto faz. Logo, certifique-se primeiro que você possui esse hábito, para poder depois ser o exemplo para o seu filho.

Sendo assim, coma alimentos saudáveis na frente dos seus filhos e mostre o quanto é gostoso. Assim, só pela curiosidade eles já vão querer experimentar também.

3. Bote seu filho para cozinhar

As crianças são seres curiosos por natureza, portanto cozinhar é um prato cheio para elas. Estando em contato com os ingredientes, a criança pode conhecer novos alimentos e se interessar por experimentar. Além disso, como tudo para elas vira um jogo, a receita pronta no final será como o troféu. Isso servirá como estímulo para que ela experimente mais.

Assim, escolha um dia em que você estiver disponível para passar mais tempo com o seu filho e trazê-lo para dentro da cozinha também. No fim das contas, talvez ele provavelmente vai mais te atrapalhar do que ajudar, mas tenha paciência. Entenda aquele momento como um aprendizado que fará muita diferença para os hábitos alimentares.

4. Evite distrações durante as refeições

Celular, tablet, televisão: no momento da comida o melhor é deixar tudo desligado. Isso vale para os pais também. Se você quer estimular uma alimentação saudável infantil é importante ficar atento nesse momento.

Durante a refeição é preciso ter atenção a criança, para dar conselhos, elogiar e incentivá-la a comer melhor tudo, além de ser uma ótima oportunidade de socializar com ela e perguntar sobre o seu dia.

5. Tenha paciência quanto à alimentação saudável infantil

Paciência é a chave para educar uma criança. Desenvolver o hábito de uma alimentação saudável infantil leva tempo. Logo, não ache que será na primeira tentativa que tudo irá mudar. Crie sempre oportunidades para a criança experimentar novos alimentos e continue insistindo. No futuro, o seu filho vai te agradecer.

Incentivar uma alimentação saudável infantil pode até ser um trabalho desgastante, porém o resultado vale a pena. Afinal, ele vai crescer como um adulto mais saudável e com menos propensão a doenças. Sendo assim, não perca mais tempo e coloque as dicas em prática ainda essa semana!

Com informações de homechefs.com.br

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