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O ano de 2020 chegou e com ele muitas promessas e metas para o novo ciclo que se inicia. Nesse momento as pessoas estão motivadas para fazer mudanças em suas vidas com o intuito de adquirir novos hábitos: o mais clássico hoje é emagrecer, mas existem também ter uma alimentação mais saudável, dar mais atenção à saúde, exercitar-se com mais frequência, economizar dinheiro, parar de fumar, dedicar-se mais à família e aos amigos, fazer algo novo… enfim, as metas são inúmeras.

Parece que nessa ocasião saímos da imersão do dia a dia e nos sentimos mais à vontade para refletir sobre o que queremos fazer de forma diferente e que hábitos desejamos modificar. É um ponto muito positivo dessa época do ano, que nos permite perceber perspectivas e criar boas expectativas para atingir nossos objetivos. No entanto, também é bem comum que essas promessas traçadas não se concretizem, gerando frustrações e desmotivação. Se ano após ano você vem passando por isso, fique sabendo que é mais comum do que pensa.

Não cumprir as promessas de Ano Novo é normal

Os cientistas também se preocupam em analisar o destino desses objetivos. Richard Wiseman, um psicólogo britânico, realizou um experimento com 3.000 pessoas sobre os planos para o ano novo, o que incluía perda de peso, visita à academia, parar de fumar e beber menos.

O início do estudo, 52% dos participantes estavam confiantes no sucesso. Um ano depois, apenas 12% atingiram sua meta. O estudo descobriu por que tantas pessoas falham e o que pode ser feito para ajudar a garantir a concretização das mudanças.

Durante o experimento, as pessoas foram aleatoriamente colocadas em um dos vários grupos e solicitadas a seguir conselhos diferentes. Surgiram grandes diferenças entre as abordagens mais adequadas para homens e mulheres.

Os homens eram significativamente mais propensos a ter sucesso quando solicitados a se engajar em qualquer estabelecimento de metas (por exemplo, definir uma quantidade de dias por semana para realizar uma atividade física era mais eficaz do que determinar que tentaria exercitar-se mais) ou se concentrar nas recompensas associadas ao alcance de sua meta (por exemplo, tornar-se mais saudável).

Já as mulheres tiveram mais sucesso quando compartilharam sua meta com amigos e familiares ou quando foram encorajadas a não desistirem por terem retornado a velhos hábitos ou tido alguma recaída. Ou seja, se estavam tentando ter uma alimentação mais saudável e em algum momento exageraram, tinham mais chances de sucesso de tratavam o momento como algo temporária e não como um erro que colocou tudo a perder.

Essas diferenças simples tiveram grandes efeitos. Um adicional de 22% dos homens alcançou sua resolução quando se engajaram no estabelecimento de metas objetivas, e as mulheres tiveram quase 10% mais chances de obter sucesso quando incentivadas a persistir diante de contratempos.

Metas para um peso saudável

O desejo por emagrecer e ter um corpo esbelto está, com certeza, entre uma das metas de Ano Novo prediletas. Com o fim do ano vem também a pressão pela perda de peso e busca por um corpo ideal e as metas se voltam para o verão. Eu acredito em um projeto verão diferente, que foca no bem-estar e na saúde e não no emagrecimento. Como sempre digo, é normal fracassar na dieta.

Então, prefiro falar em peso saudável e não em peso ideal. Pois não se trata de algo estático, mas passível de mudanças ao longo da vida e que corresponde a um estilo de vida saudável, o que inclui: sono adequado, alimentação regular e equilibrada, baseada em comida fresca e caseira, sem restrições de grupos alimentares, que respeite os aspectos genéticos e a saúde física e mental.

Portanto, um peso e um corpo ideias são aqueles de uma pessoa saudável, física e mentalmente. Com isso, não quero dizer que você não possa querer emagrecer com saúde para sentir-se melhor consigo mesmo, mas é importante lembrar que a perda de peso nada mais é que uma consequência da mudança comportamental. Mudar determinados hábitos é que nos ajudará a chegar a um peso saudável como também fazer as pazes com a comida e com o corpo. Por isso, ao traçar metas não devemos focar no peso e no número de quilos que desejamos perder.

Além disso, todas as áreas da nossa vida estão relacionadas: profissão, vida afetiva, equilíbrio emocional, lazer, saúde etc. Muitas vezes não é de mudanças na alimentação nem no peso o que precisamos no momento, sendo necessário avaliar que metas realmente são necessárias no momento para termos mais qualidade de vida e bem-estar. Por isso, seja na busca por uma alimentação e um estilo de vida mais saudáveis, ou em qualquer outra mudança que deseje para a sua vida, separei algumas dicas que podem te ajudar a concretizar as metas de ano novo.

Oito dicas para cumprir suas promessas de 2020

1 - Pense no que VOCÊ realmente gostaria de mudar, sem ser levado pelas mudanças de outra pessoa. Qual o sentido e quais as razões de realizar determinada mudança?

2 - Busque uma meta objetiva, viável e realista. Definir que deseja se exercitar mais não é tão eficiente do que definir uma quantidade de dias em que realizará determinado exercício físico, de acordo com sua rotina e tempo disponível.

3 - Defina não mais do que duas metas por vez. Assim, você canaliza a energia para mudar apenas um aspecto do comportamento e tem mais chances de atingir seus objetivos. À medida que for concretizando busque novos desafios de forma gradual, sempre respeitando o seu corpo e seus limites.

4 - Pense sobre os detalhes para que suas mudanças sejam exequíveis. Onde? Quando? Em quanto tempo pretende mudar? Quais as estratégias são necessárias para a mudança? Quais as suas habilidades e facilidades? Que dificuldades e desafios você precisa enfrentar?

5 - Conte com a ajuda de amigos e familiares para cumprir seus objetivos. Envolvendo outras pessoas suas chances de sucesso estarão aumentadas, como também é possível que influencie outras pessoas a realizarem mudanças benéficas.
6 - Reflita sobre os benefícios que você alcançará cumprindo essa meta e no que deixará de ganhar por não cumpri-la. Você pode até mesmo criar uma lista para visualizar e verificar as consequências positivas dessa mudança.

7 - Reconheça o positivo. Foque naquilo que conseguiu mudar e não no que ainda não conseguiu realizar. Isso é essencial para manter-se motivado.

8 - Trate qualquer falha como um revés temporário, e não como uma razão para desistir completamente. Não somos máquinas, mas seres humanos, por isso é impossível fazer tudo exatamente do mesmo jeito, além de ser necessário lidar com diversos imprevistos e dificuldades que encontramos no processo de mudança.

Essas são minhas dicas para esse início de ano. Espero que elas te ajudem a tirar as metas do papel e a realizar seus objetivos.
Feliz Ano Novo e um 2020 em paz com a comida e com o corpo!

Bon appétit!

Com informações de nutricaosemneura.blogosfera.uol.com.br

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