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A administração financeira serve para manusear da melhor forma os recursos financeiros com o objetivo de otimizar o máximo possível o valor agregado dos produtos e serviços da empresa a fim de se ter uma posição competitiva mediante um mercado competitivo, garantindo o retorno positivo a tudo o que foi investido, crescimento financeiro e satisfação aos investidores.

Mas quem é o administrador financeiro? Quais são as principais características?

Segundo Chiavenato (2003, p. 03), “existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais”. Tais habilidades podem ser vistas na figura abaixo, separadas por níveis organizacionais.

De acordo com Chiavenato (2003), as habilidades técnicas envolvem o uso de conhecimento especializado (conhecimento de contabilidade, programação de computador, engenharia, etc.).

As habilidades humanas estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Já as habilidades conceituais, envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo bem como a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações.

A combinação destas habilidades torna-se importante para o administrador. Contudo, tais habilidades requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito e constituem o maior patrimônio pessoal do administrador.

Então, para administrar com eficiência e eficácia, há a necessidade de se ter habilidades (conceituais humanas e técnicas). Mas, como vimos anteriormente, isso também não é suficiente, pois precisamos ter competências para colocar tais habilidades em prática.

Mas quais são as competências necessárias ao administrador ou gerente?
Segundo Chiavenato (2003, p. 04), “o administrador - para ser bem-sucedido profissionalmente, precisa desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude”. A figura abaixo faz uma representação clara de como ser um administrador bem-sucedido.

Mas, qual dessas três competências é a mais importante?
Para Chiavenato (2003), não há dúvidas de que a atitude é a mais importante competência para o Administrador. Sabem por quê?

Porque não basta ter conhecimento, ter perspectiva se não souber fazer com que as coisas aconteçam. Deve-se partir do princípio de que o administrador é o agente de mudanças na organização, portanto, é preciso que desenvolva certas características pessoais que o tornem um verdadeiro líder na organização.

A seguir há, resumidamente, aspectos ou atividades típicas da área financeira:

Contabilidade geral.
Auditoria interna.
Contabilidade fiscal.
Orçamentação e custos de produtos já fabricados.
Análise dos resultados contábeis.
Plano de contas e normas contábeis.
Planejamento e controle orçamentário.
Planejamento fiscal e tributário.
Demonstrativos financeiros e contábeis.
Estudo das margens dos produtos e serviços.
Aplicações financeiras.
Descontos de duplicatas de clientes.
Operações de financiamento bancário.
Programação financeira.
Relacionamento geral com bancos.
Seguros.
Controle de contas a pagar e a receber.
Faturamento, crédito e cobrança.
Aprovação de créditos aos clientes.
Reconciliação bancária.
Estudo da situação econômica e financeira da empresa e do país.

Com informações de www.portaleducacao.com.br