Rede Vipgospel - todas logos
VIP JOVEM (Santidade, Relacionamento, Guia Profissional e Drogas)
  • Prev
Existem dois extremos prejudiciais na caminhada cristã: a religiosidade e a libertinagem. ...
Como cristão, você deve sempre pedir orientação a Deus antes de ...
Entorpecentes sempre foram um meio de aproximação de algum falso deus. Ap 22.14-15 ...
O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ...

Resultado de imagem para profissão historiador

Você sabe quem é o artilheiro do seu clube em todos os tempos e qual a maior goleada que o time aplicou? Quantas vezes o Brasil já trocou de moeda oficialmente? Barack Obama foi o primeiro negro a assumir a presidência dos Estados Unidos?

Para responder a estas e tantas outras questões que movem o mundo, é necessária uma pesquisa histórica. Afinal de contas, a preservação das memórias é essencial para o entendimento da evolução e das transformações das sociedades.

Embora sua presença esteja bastante associada às salas de aula, quem cursa uma graduação em História pode trilhar muitos outros caminhos. No post de hoje, nós vamos explicar qual é a rotina de um historiador.

O que faz um historiador?

Recai sobre o historiador a importante missão de investigar o passado, interpretando os fatos sob um viés crítico. Para a sua análise, ele deve se debruçar sobre os mais diversos aspectos: economia, comportamento, valores culturais e morais, etc.

Os diferentes registros encontram-se documentados das mais diferentes formas: além dos meios impressos – livros, revistas e jornais – há também vídeos, imagens e áudios. Como boa parte destes materiais compõem o acervo de bibliotecas e museus, podemos dizer que estes são locais bastante visitados – e também potenciais empregadores – por um historiador.

O bacharel também pode fazer entrevistas com pessoas que foram “testemunhas da história”, estando presentes em acontecimentos marcantes para a comunidade, o país ou o mundo.

Como organizar as informações?

Uma vez que o processo de coleta de informações tenha se encerrado, o historiador deve definir os critérios para a catalogação dos registros, seja por ordem cronológica, localização geográfica ou relevância do fato em estudo.

Também é importante que todos os indícios sejam devidamente contextualizados. Em seguida, começa o processo de seleção e hierarquização dos objetos ou do fato em estudo.

Um dos requisitos essenciais para a credibilidade do profissional que cursa uma graduação em História é verificar a autenticidade dos registros encontrados, muito embora o prazo para a conclusão desta análise possa variar conforme a complexidade e o estado de conservação do objeto.

Onde você pode trabalhar?

O campo de trabalho para o historiador é bastante amplo. Além de conduzir pesquisas que servirão como um ponto de partida para a redação de teses, livros e artigos, ele também pode produzir ou revisar conteúdos de cunho didático para editoras.

Pode, ainda, desenvolver trabalhos específicos para empresas ou instituições interessadas em preservar sua história. Normalmente, este tipo de projeto é bastante comum em datas comemorativas, nas quais costumam ser lançados livros ou hotsites que recontam os principais acontecimentos.

Nos museus, como já citado, a intervenção de um historiador ajuda na catalogação do acervo. Por fim, ele pode colaborar com o roteiro de documentários e outras obras ficcionais que visam reconstituir determinado período.

Com informações de www.unit.br

Visitas no Site

0013265521
HojeHoje293
OntemOntem278
Esta SemanaEsta Semana981
Este MêsEste Mês4625
Todos os diasTodos os dias13265521

Who's Online

Temos 86 visitantes e Nenhum membro online